https://emac.autosolucoes.pt/

REDUÇÃO DAS TARIFAS DA ÁGUA EM SANTO TIRSO
ENTRA EM VIGOR ESTA SEGUNDA-FEIRA

A redução das tarifas da água em Santo Tirso entra em vigor esta segunda-feira, 20 de setembro, com a assinatura do acordo de alteração ao Contrato de Concessão do Serviço Público de Abastecimento de Água.

As novas tarifas incluem uma redução de 35 por cento no valor da fatura da água para a grande maioria dos clientes domésticos de Santo Tirso, na sequência do acordo alcançado entre o Município e a Indaqua.

A alteração ao Contrato de Concessão do Serviço Público de Abastecimento de Água resulta da negociação com a empresa fornecedora, que se prolongou durante os últimos seis meses.

Além da redução das tarifas da água, o acordo alcançado envolve a criação do Tarifário Social, que permitirá a isenção da tarifa fixa para os utilizadores carenciados, e do Tarifário para Famílias Numerosas, com uma estrutura tarifária mais vantajosa.

“Aquilo que era a nossa principal preocupação foi alcançado, ou seja, a redução da fatura da água para os consumidores de Santo Tirso, que era até agora o Município com a tarifa média mais cara do País, representando um prejuízo e uma injustiça para as famílias aqui residentes”, diz o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa.

O autarca considera que “o acordo de alteração que agora entra em vigor defende o interesse público e concretiza um alívio dos orçamentos familiares e das empresas, além de prever um conjunto de outras medidas benéficas para o Município”.

“Se pensarmos no valor médio do consumo de água dos utilizadores domésticos em Santo Tirso, que ronda os 10 metros cúbicos, a redução de 35 por cento no tarifário, que agora entra em vigor, significa que uma família que teria de pagar uma fatura de 22,01 euros passa a pagar 14,42 euros”, salienta. “Para essa família, isto significa uma poupança anual de 91,08 euros”, acrescenta Alberto Costa. 

Para além da redução das tarifas, o acordo de alteração ao contrato prevê a antecipação, no período temporal entre 2022 e 2026, do plano de investimentos na ampliação da rede de água, orçado em cerca de 1,3 milhões de euros.

Esta antecipação significa que, até 2026, o concelho de Santo Tirso passará a ter o seu território totalmente coberto pela rede de água pública, evoluindo da atual cobertura de 94,7 por cento para, praticamente, 100 por cento.

Com a assinatura do acordo de alteração do contrato, a próxima fatura da água em Santo Tirso já incluirá a redução das tarifas.

Leia também...