quant
Fique ligado

Santo Tirso

Manuel Fúria, Luca Argel, Rita Vian e Bicho Carpinteiro no “Sonoridades”

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a produtora 1Bigo voltam a firmar parceria para promover mais um “Sonoridades”, que decorre, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, de 2 a 5 de maio.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Manuel Fúria, Luca Argel, Rita Vian e Bicho Carpinteiro compõem o cartaz da nova edição do “Sonoridades”, o festival de música que, este ano, inova com a performance teatral “O Gato Vicente”.

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a produtora 1Bigo voltam a firmar parceria para promover mais um “Sonoridades”, que decorre, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, de 2 a 5 de maio.

Manuel Fúria é o primeiro a subir ao palco, a 2 de maio, às 22h00, para apresentar o álbum “Os Perdedores”, que reflete uma “vontade antiga de fazer música de dança pura e dura”. Em 2018, o autor desapareceu do olhar público e, algures pelo caminho, gravou o novo disco onde a eletrónica ganha protagonismo.

Manuel Fúria nasceu em Lisboa, nos anos 80, mas foi na cidade de Santo Tirso que cresceu, estudou e é lá que se continua a aventurar no universo das bandas de música.

A 3 de maio, à mesma hora, o grupo Bicho Carpinteiro propõe-se apresentar uma “festa entre samples de vozes, fados e chulas, violas em duelo sobre ritmos bem marcados, texturas acústicas e eletrónicas e uma ligação a melodias e modos intemporais”, com a colaboração do Grupo Etnográfico de Vila das Aves.

A inovação no festival já terá marcado o palco nesse dia, de manhã, com a apresentação da peça teatral “O Gato Vicente”, da Companhia de Teatro da Lua, com os músicos/atores Miranda e Lisete Santos. A peça teatral, com entrada livre, conta a história de um animal esfomeado, que se vê a braços com a hercúlea tarefa de subir um muro alto para ir buscar a comida que está do outro lado.

Na noite de 4 de maio, pelas 22H00, o músico, poeta e escritor brasileiro, Luca Argel traz a palco um espetáculo que combina sonoridades afro-brasileiras eletrificadas com rock, funk e samba, num concerto carregado de poesia e mensagens. Luca Argel trabalha o aclamado “Samba de Guerrilha”, que resgata a história política do samba, dos seus protagonistas e do papel preponderante que desempenharam na luta contra a escravatura, o racismo, a pobreza e a ditadura militar.

O cartaz do Sonoridades fecha com Rita Vian, a 5 de maio, pelas 18H30. “Sensoreal” dá nome à primeira viagem em álbum da artista, que explora várias dimensões como composição, escrita, produção e imagem. O disco sucede ao EP Caos`a – que a levou aos palcos do NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, NOS Primavera Sound, entre outros. O novo trabalho da artista segue na exploração das conexões entre eletrónica, fado e poesia urbana.

Com um preço de três euros por concerto, os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos na Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso ou no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.

Pode ler também...