Linhas Nutricionais: O que comer antes e depois de um treino?

Uma boa alimentação, individualmente personalizada a cada indivíduo, pode melhorar o rendimento no treino bem como a sua sucessiva recuperação.
Dependendo do exercício feito em questão, bem como o tempo que a refeição é feita antes do treino, é importante saber o que ingerir.
Assim sendo, no pré – treino:

  1. Se a refeição for feita num intervalo de 40 a 60 minutos antes do treino, convém optar por refeições leves, baixo em fibras e gorduras para evitar desconfortos gastrointestinais (como por exemplo: pão com manteiga de amendoim e uma peça de fruta);
  2. Se a refeição for feita com mais de 60 minutos antes do treino, devemos incluir alimentos mais complexos (como por exemplo: papas de aveia com fruta);
  3. Se for a refeição principal, como é o caso do almoço, deverá ser composta por um prato equilibrado e saudável (como por exemplo: Massa com um bife de perú).
    Já no pós – treino:
  4. Para ajudar a aumentar o processo de recuperação, num intervalo de 30 a 60 minutos após o exercício, deverá repor as energias e poderá optar por consumir, por exemplo: whey ou uma barra proteica com banana;
  5. Se for a refeição principal (jantar) procure optar, mais uma vez, por um prato equilibrado e saudável, como por exemplo: salmão com batata ou arroz.
    Apesar de variar de pessoa para pessoa, é de evitar a ingestão de frutos gordos (opte por exemplo por manteiga de amendoim), leite e derivados antes do treino, pois são de difícil digestão e podem afetar o rendimento durante o exercício. É de relembrar que, a hidratação é também um aliado fundamental quer no rendimento físico e mental, antes, durante e após um treino. Por isso não se esqueça de beber (utilize a água como fonte fundamental da hidratação).
    Em conclusão, sendo que as refeições pré e pós – treino são essenciais, não convém desleixar-se no resto das refeições do dia. Procure um nutricionista, para adaptar as suas necessidades nutricionais ao treino.

Bárbara Araújo (3091N)
Nutricionista

Notícias relacionadas...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização