quant
Fique ligado

Biz & Tech

Fundos Europeus para o Desenvolvimento Empresarial: Como as empresas podem aceder a fundos comunitários da União Europeia para impulsionar os seus projetos e inovações

Paulo Fernandes

Publicado

em

Publicidade

Na região do Grande Porto e Minho, a inovação e o crescimento empresarial têm sido impulsionados pelos poderosos Fundos Europeus para o Desenvolvimento Empresarial, provenientes da União Europeia. Estes fundos representam uma via estratégica para alavancar projetos e inovações, com o potencial de elevar a economia e a tecnologia regionais a novos patamares. Programas como o Horizonte Europa, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) estão disponíveis para empresas que desejam destacar-se em seus ecossistemas, cobrindo setores que vão desde a digitalização até a transição energética e sustentabilidade, oferecendo financiamento valioso para projetos inovadores.

As empresas portuguesas, especialmente as pequenas e médias, enfrentam desafios significativos ao buscar acesso a esses fundos europeus. A complexidade do processo de candidatura, que exige análises detalhadas e planos estratégicos, aliada à notória ineficiência na aplicação dos fundos, compromete o desenvolvimento e a competitividade. Adicionalmente, dificuldades na execução de projetos são agravadas por processos de candidatura lentos e uma execução pouco ágil dos investimentos. A carga burocrática e os encargos administrativos impostos pelas autoridades gestoras também representam obstáculos significativos.

Para superar esses desafios, as empresas podem contar com os serviços especializados da Vértice – Inovação e Digitalização. A Vértice oferece suporte abrangente desde a elaboração de candidaturas detalhadas até a criação de planos de negócios inovadores e estratégias de marketing personalizadas. A empresa auxilia na compreensão dos diferentes programas de financiamento, garantindo que as empresas atendam aos critérios de elegibilidade, desenvolvam propostas inovadoras e estabeleçam parcerias estratégicas com instituições acadêmicas e centros de investigação.

Ao escolher a Vértice como parceira, as empresas garantem uma candidatura eficaz, respeitando os prazos e fornecendo documentação completa e precisa. Além disso, a Vértice oferece consultoria especializada na preparação de propostas, na redação do dossier de candidatura e do plano de negócios associado. Após a submissão bem-sucedida, a Vértice continua a ser uma aliada valiosa, acompanhando as empresas no cumprimento dos requisitos pós-submissão, incluindo relatórios regulares e auditorias.

O impacto positivo destes fundos na inovação e desenvolvimento regional é significativo, representando uma oportunidade única para as empresas alavancarem recursos significativos, impulsionando projetos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ao optar pela Vértice, as empresas não apenas maximizam suas chances de obter financiamento, mas também asseguram uma execução bem-sucedida dos projetos, deixando uma marca duradoura na evolução da região do Grande Porto e Minho.

Pode ler também...