quant
Fique ligado

Biz & Tech

Boas Práticas para Candidaturas aos Sistemas de Incentivos Portugal 2030: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável e Inovador

Carlos Freitas

Publicado

em

Publicidade

No coração da estratégia de desenvolvimento de Portugal, o Portugal 2030 (PT2030) emerge como uma iniciativa que vai para além do simples financiamento – promove a inovação, a sustentabilidade e a digitalização das empresas.

Este programa, enquadrando-se na visão estratégica da União Europeia, visa impulsionar a economia, proteger o emprego, e fomentar a convergência de Portugal com a média europeia em termos de resiliência, coesão social e territorial.

Centrado em eixos como a demografia e inclusão, inovação e transição digital, ação climática e sustentabilidade, e o mar, o PT2030 disponibiliza diversos programas operacionais temáticos e regionais, com objetivos claros de mitigar a perda populacional, reduzir a desigualdade, aumentar a despesa em I&D, e promover a transição verde e digital.

Estes objetivos, alinhados com as prioridades da União Europeia – uma Europa mais inteligente, mais verde, conectado, social e próximo dos cidadãos – visam criar um impacto significativo e duradouro no tecido socioeconómico do país.

Um dos maiores desafios deste preâmbulo é a criação de uma estratégia coesa, inovadora e bem-sucedida capaz de alavancar as empresas para o cumprimento das estratégias e objetivos do programa PT2030.

Na realização de uma candidatura ao sistema de incentivos do PT2030 é necessário ter em conta uma série de considerações que lhe vão fazer destacar dos concorrentes e entregar uma candidatura de alto valor acrescentado.

Antes de iniciar o projeto, um ponto que muitas vezes é subestimado é a analise e visualização dos critérios de elegibilidade. Detalhes como a situação tributária regularizada, a legalidade da atividade e a adequação dos meios técnicos não são meras formalidades, mas sim a espinha dorsal de uma candidatura de sucesso.

O próximo passo é entender como o seu projeto se alinha com os objetivos do programa. Os projetos devem responder a um ou mais eixos estratégicos do PT2030, como a promoção da inovação, a transição digital, a sustentabilidade ambiental ou a inclusão social. É crucial que a proposta não seja apenas inovadora, mas que também reflita os valores e metas estabelecidas pelo programa.

Adicionalmente, a elaboração de um plano de negócios revela-se como uma peça estratégica indispensável na construção de uma candidatura ao sistema de incentivos do PT2030. Este documento deve espelhar a congruência do projeto com os eixos estratégicos do PT2030, enfatizando a inovação, sustentabilidade e impacto social.

Com um foco na estrutura económico-financeira do projeto, fontes de financiamento e projeções de fluxos de caixa, este é um documento importante para demonstrar a viabilidade e a robustez da proposta, reforçando a sua credibilidade junto dos avaliadores, em caso de financiamento externo.

Anúncio

Para além disso, existe um conjunto de elementos obrigatórios no momento da submissão, nomeadamente Licenciamentos, documentos contabilísticos, memórias descritivas, entre outros.

Como tal, trata-se de um processo complexo, ainda burocrático e para o qual é indispensável o conhecimento técnico e acompanhamento personalizado. Convém relembrar que na maior parte das vezes, se tratam de avisos concorrenciais, pelo que a sua candidatura se deve destacar face às demais.Nesse sentido, a Vertice – Inovação e Digitalização surge como o seu parceiro ideal para a realização do projeto de investimento. Com recursos humanos altamente qualificados e com uma abordagem multidisciplinar (económica, tecnológica e de marketing), a equipa tem uma forte capacidade de networking através estabelecimento de parcerias estratégicas com várias organizações, nomeadamente entidades bancárias e prestadores de serviços. Para além disso, possui um histórico de projetos em carteira relevante, pelo que é o parceiro ideal para elaboração e apoio da sua candidatura.

Pode ler também...