Select Page

Alunos mais velhos deram forma a máquinas sonhadas por crianças

Alunos mais velhos deram forma a máquinas sonhadas por crianças

Os mais pequenos sonham, os mais velhos concretizam. “MyMachine” é o nome do projeto que levou os alunos famalicenses do 1.º ciclo a darem asas à criatividade e imaginarem máquinas que resolvam problemas do mundo ou do dia a dia, que, depois, os alunos das escolas profissionais e Universidade tornaram realidade.

Uma máquina para arrumar os brinquedos; outra para distinguir os “toques”; para arrumar o material escolar; para medir e informar sobre o ruído; para afiar automaticamente os lápis; e, por fim, uma máquina “Colete” para salvar vidas. Foram estas as máquinas idealizadas pelas crianças do 1.º ciclo, que os alunos da Universidade e escolas profissionais de Famalicão tornaram realidade.

O projeto “MyMachine” decorreu durante o ano letivo 2017/2018, no concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo promovido pela autarquia e envolvendo mais de 120 crianças do 1.º ciclo, de seis agrupamentos de escolas do concelho, e um grupo de alunos da Universidade Lusíada e das escolas de ensino profissional, detentoras de conhecimento científico e a capacidade tecnológica.

“Dar corpo ao sonho das crianças”, disse o presidente da autarquia, Paulo Cunha, é um dos objetivos do projeto que concretizou seis máquinas e que “tem a virtuosidade de aproximar” os estudantes mais pequenos dos mais crescidos.

“MyMachine” é um projeto que nasceu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e em Portugal, a marca institucional é gerida pelo Parque Tecnológico de Óbidos com quem o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceu ligação de parceria para o estender às escolas da sua rede educativa.

O resultado final poderá ser apreciado, brevemente, com o lançamento da segunda edição do “MyMachine” em Vila Nova de Famalicão.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização