quant
Fique ligado

Santo Tirso

5 padres entre o grupo de peregrinos de Vila Nova do Campo (galeria fotográfica)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Pelas ruas, já são muitos os coletes amarelos que se avistam ao longo das estradas do Norte, não com as motivações a que foram associados há pouco tempo, mas para cumprirem uma das jornadas religiosas mais icónicas de Portugal. Os peregrinos de Fátima já se dirigem para o santuário, onde a 13 de maio se comemoram as aparições de Nossa Senhora, também por isso uma das figuras da Igreja mais veneradas do país.

De Vila Nova do Campo, saiu um grupo de mais de 70 pessoas, onde se incluem cinco padres do com paroquialidade no concelho de Santo Tirso. A maior parte deles, estreia-se na peregrinação.

Este grupo de peregrinos nasceu o ano passado, com o esforço de diversos habitantes de Vila Nova do Campo, que decidiram, de novo, incorporar esta missão, dando também o seu contributo, em moldes diferentes, quando o esforço físico não é possível por questões de saúde. É o caso de Hélder Marques, figura central do grupo de voluntários, que fez questão de assinalar a sua fé em todos os veículos que apoiam o grupo.

A acompanhar Hélder Marques estão dezenas de voluntários, que se esforçam por dar as melhores condições aos peregrinos, principalmente nos momentos de descanso. O Rancho Folclórico de S. Martinho do Campo e dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves são elementos imprescindíveis para que tudo corra bem.

Na primeira jornada, que aconteceu esta segunda-feira, com ligação até Vila Nova de Gaia, já se percebiam algumas mazelas dos quilómetros percorridos, mas muito ainda falta para cumprir. A etapa mais difícil será a penúltima, entre Coimbra e Pombal, com 46 quilómetros. Os peregrinos vão caminhar entre 35 e 40 quilómetros nos restantes cinco dias de peregrinação, chegando no sábado ao santuário, por estes dias o epicentro do Portugal católico.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...