quant
Fique ligado

Desporto

WRC Rally de Portugal volta ao norte do país em maio

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O mês de maio fica marcado tradicionalmente pelo final dos campeonatos de futebol, mas também é de festa para os adeptos de outras modalidades. Os amantes do World Rally Championship (WRC), por exemplo, são dos mais felizes contemplados pois é por esta altura que a prova ruma ao nosso país e, mais precisamente, à região norte para o Vodafone Rally de Portugal. Este ano a prova vai para a estrada – e para os caminhos de gravilha – de Matosinhos, Fafe e Figueira da Foz entre 9 e 15 de maio.

O Rally de Portugal é uma prova histórica que remonta a 1973 e uma das mais amada pelos fãs, tendo já ganho prémios de “melhor rally do mundo” por diversas vezes. Entre os nomes que já o venceram estão alguns dos pesos pesados da modalidade, como os franceses e Sébastien Loeb e Sébastian Ogier, o Finlandês Markku Alén, o escocês Colin McRae, entre outros.

Depois de ter sido afastado do campeonato do WRC durante alguns anos, o Rally de Portugal ressurgiu no calendário da modalidade como uma prova organizada no Algarve, recuperando a organização na região norte do país a partir de 2015.

O atual campeão (ou bicampeão) do mundo do WRC é Kalle Rovanperä, que venceu a prova portuguesa nos últimos dois anos. O finlandês da Toyota anunciou que em 2024 iria participar de forma parcial no WRC, o que torna provável que haja um novo campeão no final da temporada. Atualmente, com uma corrida por disputar antes do Rally de Portugal, Rovanperä é atualmente o quinto classificado da geral e venceu apenas o Rally do Quénia. Ainda assim, por ter vencido nos dois anos anteriores, é um dos favoritos das casas de apostas online do nosso país para a corrida nacional, juntamente com o belga Thierry Neuville, que lidera o campeonato.

Pode ler também...