quant
Fique ligado

Santo Tirso

“Sequin” é o nome que se segue no sonoridades emergentes

Publicado

em

Publicidade

Concerto tem lugar no próximo sábado 16 de abril, pelas 21h30, no CCVA

Sequin é o nome que dá continuidade ao ciclo de concertos do “Sonoridades Emergentes”, já no próximo sábado, dia 16 de abril. O espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, tem lugar no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, pelas 21h30, e promete mais uma grande noite de boa música nacional.

Sequin é o terceiro concerto, de um conjunto de quatro, que integram o cartaz de novos valores da música nacional do “Sonoridades Emergentes”, um evento promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Sequin, o projeto de Ana Miró, nascido em 2013, deu-se a conhecer com o lançamento de “Beijing”, tema muito bem recebido pelas rádios nacionais. As suas músicas levam-nos a uma espécie de orientalidade eletro-pop, embalada pela sua voz doce e envolvente, pelos ritmos quentes e pelas ambiências antagónicas que vai criando, num misto de festa e nostalgia.

O seu primeiro álbum, “Penelope”, produzido por Moullinex, foi lançado em abril de 2014 pela editora “Lovers & Lollipops”. Em novembro de 2014 foi nomeada para o prémio de Artista Revelação 2014 nos Portugal Festival Awards, e recebeu, em Cáceres, o prémio Artista Revelação Europeia 2014 dos Prémios PopEye.

Os bilhetes têm o valor de 5 euros e podem ser adquiridos no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves ou na Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso.

Continuar a ler...

Santo Tirso

Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso

Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso.

Publicado

em

Publicidade


Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso. Este é o resultado do apoio dado pela empresa de construção Garcia Garcia, que se torna assim no mais recente mecenas HECTARE do FUTURO, um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que já plantou mais de 130 mil árvores autóctones na Área Metropolitana do Porto.

O programa de mecenato HECTARE do projeto FUTURO “é um investimento cem por cento dedicado à gestão operacional, à monitorização e reabilitação de áreas intervencionadas nas ações de rearborização”, salienta Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto.

Em fevereiro, 66 colaboradores da Garcia e Garcia participaram ativamente no adensamento da área FUTURO no Monte Padrão com a plantação de árvores e arbustos como o carvalho-alvarinho, a zelha, o azevinho, a gilbardeira, o lentisco, a murta e o folhado. A ação de plantação foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o CRE.Porto e contou com a colaboração da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave e da sua equipa de Sapadores Florestais. Com este contributo direto e empenhado no terreno, o mecenas Garcia Garcia assinalou o compromisso realizado que se mantém nos próximos quatro anos.

Este apoio viabilizará a manutenção da área, mas também a promoção da biodiversidade que alberga, para, efetivamente, se estabelecer uma mancha nativa e promover um habitat que dá abrigo à fauna autóctone e desperta a flora característica da região”, reforça Eduardo Cardoso.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 55)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, são apresentados “Paradoxes of Power” e “Waiting for Hitler”, de Stephen Kotkin.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Publicidade

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Pode ler também...