quant
Fique ligado

Santo Tirso

SANTO TIRSO VOLTA A JUNTAR-SE À SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso volta a juntar-se, de 16 a 30 de março, à iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” com um conjunto de iniciativas destinadas a proporcionar visitas e experiências associadas à indústria viva e ao património industrial do concelho.

Nos dias 16, 18 e 22 de março, vão decorrer visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, onde será possível observar a exposição permanente que apresenta a história deste complexo e a sua importância para o desenvolvimento do concelho. Este espaço aborda também os novos rumos da indústria do têxtil e vestuário, bem como as várias facetas da indústria da moda.

Ainda na manhã do dia 16 de março, pelas 10h00, o Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso irá acolher uma oficina de Estamparia Manual Criativa, orientada por Isabel Machado Guimarães e Ana Velez, onde serão dados a conhecer os princípios desta arte de estampar desenhos em quadrados e através de outras técnicas como o stencil.

Da parte da tarde, pelas 14h30, no mesmo local, as duas formadoras orientarão uma oficina de tecelagem, onde serão ensinadas, por exemplo, as técnicas para identificar tecidos e formas de tecer.

O programa inclui, ainda, um convite à descoberta do misterioso processo produtivo do Licor de Singeverga, o único em Portugal com a chancela monástica. As visitas guiadas vão acontecer nos dias 16, 18 e 20 de março, incluindo a entrada na igreja, claustro e sala do capítulo do Mosteiro de Singeverga, além de uma sessão de degustação. Estas visitas obrigam a inscrição prévia obrigatória e terão um custo de 15 euros por pessoa.

O licor estará, também, em destaque, no dia 18 de março, pelas 18h00, na Escola Profissional Conde de São Bento, onde irá decorrer uma oficina destinada a explorada as potencialidades e talentos desta bebida monástica. “Trufas de Licor de Singeverga e Licor de Rosas” será um workshop orientado por alunos do curso de Cozinha/Pastelaria.

No dia 20 de março, pelas 14h30, a semana do turismo industrial em Santo Tirso propõe uma visita guiada à Adalberto Textile Solutions, uma das empresas de referência na área da estamparia e acabamento têxtil a nível mundial.

O programa prossegue no dia 23 de março, com a realização de mais duas oficinas. A primeira, pelas 9h30, visa a construção de uma Caixa de Memórias, no âmbito de uma atividade orientada por Bráulio Roriz, com o apoio dos residentes da Casa do Meio Caminho. A participação tem um custo de 15 euros.

Pelas 10h00, a segunda oficina – “A Alma da Roupa. Fibras Têxteis e Sustentabilidade” – abordará o que são fibras orgânicas, o que é a reciclagem têxtil e como todos podemos contribuir para um mundo têxtil mais sustentável. Orientada por Marta Brito e Marisa Queirós, esta sessão é gratuita e dirigida a público de todas as idades.

No dia 30 de março, o Licor de Singeverga volta a estar em destaque, a partir das 10h00, desta vez na CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente. “Bolachas de Mel e Licor de Singeverga” será uma oficina destinada a partilhar esta receita da doçaria local.

Anúncio

À mesma hora, irá realizar-se uma visita guiada à unidade produtiva de Santo Tirso da WegEuro, uma multinacional produtora de motores de média e alta tensão, painéis elétricos e soluções de automação. Ambas as iniciativas serão gratuitas.

Todas as atividades, incluindo as de caráter gratuito, obrigam a inscrição prévia através do email turismo@cm-stirso.pt ou do telefone 252 830 411, que estarão também disponíveis para o esclarecimento de dúvidas.

A iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial” é promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, que integra o Turismo de Portugal, o Turismo do Porto e Norte (TPNP) e a Câmara Municipal de Santo Tirso, entre outras entidades públicas e privadas.

Pode ler também...