quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso Market apurou sentidos (c/video)

Publicado

em

Publicidade

Houve muito para ver, ouvir e provar. Cerca de 60 marcas ergueram a segunda edição do Santo Tirso Market, na Fábrica de Santo Thyrso, no sábado, 7 de maio.

A moda foi “rainha” no mercado onde se podia comprar peças de vestuário de adulto e criança, acessórios e artigos de têxteis-lar. Mas houve muito mais para ver e provar nesta iniciativa promovida pela Amazing Bazaar, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso. À chamada “comida de rua”, como os hambúrgueres, tostas e gelados, juntou-se o sushi e uma feira rural, onde se podia comprar produtos de charcutaria, mel e chás. E para ajudar à “festa”, a blogger Mafalda Pinto Leite protagonizou um showcooking, que atraiu dezenas de pessoas. A iniciativa contou ainda com a participação da CAID, Cooperativa de Apoio À Integração do Defi- ciente, que angariou fundos através da venda de diversos artigos. Esta iniciativa é, para a autarquia de Santo Tirso, “mais um veículo de promoção turística de Santo Tirso”. Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, considera o Santo Tirso Market “mais um evento que distingue a programação do concelho como moderna e atual”. “Procuramos dar respostas a todos os públicos do município, tendo como objetivo fundamental a promoção do concelho e, neste caso, do tecido empresarial diversificado”, acrescentou. Susana Gomes representou uma marca de venda online de

roupa para criança e viu neste evento uma “oportunidade para explorar o mercado do Norte”, uma vez que o negócio está sediado no Montijo. “Também queremos ter novos parceiros para a revenda”, acrescentou. O mercado aconteceu no fim de uma semana em que “se consolidou a estrutura organizativa da Fábrica de Santo Thyrso”. “Queremos dar continuidade a este quarteirão de indústrias criativas e a este espaço dedicado a várias atividades”, destacou o edil tirsense. Vera Roquette, da Amazing Bazaar, sustentou que o Santo Tirso Market “tem muito mais” que a venda de roupa e artigos de decoração e que foi aprimorado com a inclusão de atividades como “o showcooking de Mafalda Pinto Leite, a atuação dos meninos do Colégio Santa Teresa de Jesus e o concerto de Rita Redshoes”. A responsável sublinhou ainda que “pelo menos uma edição por ano” deste mercado está garantida na Fábrica de Santo Thyrso.

 

Continuar a ler...

Santo Tirso

Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso

Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso.

Publicado

em

Publicidade


Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso. Este é o resultado do apoio dado pela empresa de construção Garcia Garcia, que se torna assim no mais recente mecenas HECTARE do FUTURO, um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que já plantou mais de 130 mil árvores autóctones na Área Metropolitana do Porto.

O programa de mecenato HECTARE do projeto FUTURO “é um investimento cem por cento dedicado à gestão operacional, à monitorização e reabilitação de áreas intervencionadas nas ações de rearborização”, salienta Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto.

Em fevereiro, 66 colaboradores da Garcia e Garcia participaram ativamente no adensamento da área FUTURO no Monte Padrão com a plantação de árvores e arbustos como o carvalho-alvarinho, a zelha, o azevinho, a gilbardeira, o lentisco, a murta e o folhado. A ação de plantação foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o CRE.Porto e contou com a colaboração da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave e da sua equipa de Sapadores Florestais. Com este contributo direto e empenhado no terreno, o mecenas Garcia Garcia assinalou o compromisso realizado que se mantém nos próximos quatro anos.

Este apoio viabilizará a manutenção da área, mas também a promoção da biodiversidade que alberga, para, efetivamente, se estabelecer uma mancha nativa e promover um habitat que dá abrigo à fauna autóctone e desperta a flora característica da região”, reforça Eduardo Cardoso.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 55)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, são apresentados “Paradoxes of Power” e “Waiting for Hitler”, de Stephen Kotkin.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Publicidade

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Pode ler também...