quant
Fique ligado

Santo Tirso

S.Tomé de Negrelos tem novo acesso ao centro da vila

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou um conjunto de novos acessos ao centro da vila de São Tomé de Negrelos, no âmbito de um investimento de 1,3 milhão de euros. Segundo o autarca, a criação de uma nova avenida e a requalificação de três ruas permitiram criar “uma nova centralidade nesta zona do concelho” e abre portas ao crescimento e desenvolvimento da freguesia.

A obra inaugurada era uma reivindicação antiga da população e envolveu a criação da Avenida 3 de Julho, ligando a rua D. Maria II ao centro escolar de São Tomé de Negrelos. Paralelamente, foram intervencionadas as ruas do Giestal, Moinho do Paço (que era uma rua em terra) e José Luís Andrade.

Na sua intervenção, Alberto Costa considerou que “esta obra revolucionou o acesso ao centro de São Tomé de Negrelos, visto que a criação da nova avenida permite agilizar o trânsito automóvel e, simultaneamente, libertou a Rua do Giestal para uma via de utilização partilhada, privilegiando os modos suaves de circulação, aumentando, também, a capacidade de estacionamento junto à escola”.

Segundo o autarca, “esta intervenção enquadra-se na política de regeneração urbana que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a implementar, promovendo os modos suaves de mobilidade”.

“Pretendemos, também, reduzir a sinistralidade, tornando as ruas mais seguras, aumentar o conforto de circulação automóvel e pedonal e, ainda, criar novos conceitos e posturas na relação do utilizador com o espaço público”, acrescentou.

Segundo Alberto Costa, “esta intervenção está integrada num projeto maior, que diz respeito à reabilitação urbana e à criação de uma nova centralidade nesta zona do concelho”. Nesse âmbito, estão já concluídas a rotunda do nó do Barreiro, o alargamento da Ponte do Espírito Santo e a requalificação da Rua do Espírito Santo e da Estrada Nacional 105 (por parte da Infraestruturas de Portugal).

“Neste momento, encontra-se em curso a criação do Parque do Verdeal e, ainda este ano, será lançado um novo concurso público para a criação de uma nova rotunda junto ao Autoni”, acrescentou.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos, Roberto Figueiredo, a inauguração da nova avenida e da requalificação das três ruas envolventes constituiu “um sonho materializado”.

O autarca considerou tratar-se de “uma obra estrutural” para a vila e teceu um rasgado elogio à atuação do presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, “pela forma pariforme como tem tratado todos os presidentes de junta e munícipes”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...