quant
Fique ligado

Santo Tirso

BICICLETAS ELÉTRICAS ‘PEDALA’
REGRESSAM ÀS RUAS DE SANTO TIRSO

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso volta a ter disponível, a partir desta sexta feira, o sistema de partilha de bicicletas elétricas “Pedala”. Este serviço, lançado em 2019, estava suspenso desde o início da pandemia, regressando agora para promover a mobilidade suave.

 

“A suspensão das ‘Pedala’ foi aproveitada para melhorar alguns pormenores na tecnologia utilizada e no funcionamento de todo o sistema, que se insere num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável e que inclui a promoção de ciclovias e percursos cicláveis”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

No total, são 33 bicicletas elétricas que passam a estar disponíveis para a população. Nesta fase de relançamento do serviço, a utilização das ‘Pedala’ será gratuita até ao próximo dia 31 de dezembro.

Na opinião de Alberto Costa, “a utilização da bicicleta como meio alternativo de transporte tem ganhos evidentes para a saúde pública, contribui para melhorar a mobilidade ao libertar o espaço público para outras funções, permite a diminuição da poluição sonora e ajuda à redução significativa de gases poluentes em meio urbano, melhorando a qualidade do ar que respiramos”.

O sistema ‘Pedala’ dispõe de sete estações em locais estratégicos da cidade, sendo que nesta fase apenas cinco estarão em funcionamento, devido a obras que estão a decorrer nos locais de duas delas (parque de estacionamento da Telheira e junto à Escola Secundária Tomaz Pelayo). As restantes estão instaladas junto ao edifício da Câmara Municipal, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs) e, ainda, junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

O serviço pode ser utilizado por todos os cidadãos com idade igual ou superior a 14 anos, embora os menores de 18 anos necessitem de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos pais, encarregados de educação ou tutores.

A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação.

Segundo Alberto Costa, “uma das novidades introduzidas no sistema é a aplicação ‘Pedala Santo Tirso’, que pode ser descarregada no Google Play ou na APP Store, e que permite não só libertar as bicicletas nas estações, como também fazer a gestão do saldo e o seu histórico num smartphone, de uma forma cómoda e prática”.

“Por questões de segurança, a libertação da bicicleta pretendida só é possível de duas formas: com a utilização do cartão ‘Pedala’, fornecido no momento da realização do registo, ou através da referida aplicação, desde que a pessoa se encontre a menos de 20 metros da bicicleta”, explica.

Anúncio

O serviço ‘Pedala’ funciona diariamente, das 7h00 às 21h30, sendo o tempo máximo por cada utilização da bicicleta de quatro horas. Após este período, deve ser devolvida em qualquer uma das estações.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...