quant
Fique ligado

lifestyle

Quando é Que o Consumidor Deve Pedir Crédito Na Hora?

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

Os empréstimos estão presentes na vida de grande parte da população portuguesa. Seja para pagar uma casa, para fazer face à aquisição de um automóvel ou simplesmente para uma almofada financeira a ser usada nos meses em que o orçamento familiar é curto demais, os créditos já são uma constante a que (quase) ninguém escapa.

Os diferentes tipos de crédito ao dispor dos consumidores trazem, também, diferentes tipos de regras que não devem passar indiferentes. A taxa de juro, o tempo de reembolso, penalizações em caso de incumprimento e os valores concedidos são apenas algumas das muitas variáveis que estão dependentes do tipo de solução que escolher.

Neste mar de soluções, o crédito pessoal é uma das soluções usadas para, por exemplo, dar asas a um projeto pessoal, pagar despesas de educação, aquisição de veículos, saúde, eletrodomésticos, entre outros.

Assim, uma das principais questões que deve fazer-se na altura de pedir um crédito é se deve pedir um crédito pessoal. Quando a resposta é afirmativa, muitas vezes outra questão surge: a urgência do crédito. É aqui que entram os créditos concedidos num espaço de poucas horas, de caráter urgente.

Razões Para Pedir Crédito Pessoal

  1. Pagar Dívidas de Cartões

Uniformizar o pagamento de várias dívidas de cartões de crédito pode ser um dos motivos para contrair um crédito pessoal. As taxas de juro de um cartão de crédito podem chegar a atingir os 16,9%,e assim serem um pesado demasiado alto para se suportar todos os meses.

Esta solução permite obter o financiamento necessário para pagar as dívidas com os cartões e ficar com uma única mensalidade com juros inferiores àqueles que pagaria nos diversos cartões de crédito.

  1. Pagar Despesas Inesperadas

Basta uma conta na oficina ou uma infiltração na nossa habitação para estragar e complicar o orçamento do nosso agregado familiar. Nestes casos, um crédito pessoal, como é algo rápido de ser adquirido, pode ser uma solução imediata a ter em consideração.

  1. Investir Em Projetos Pessoais

Muitas vezes, o orçamento pessoal ou familiar não permite investimentos pessoais que provavelmente anda a adiar há algum tempo, pelo que o crédito poderá ser uma solução viável. Neste caso, é importante priorizar e perceber quanto tenciona gastar, se é o momento certo e se tem condições para pagar a dívida.

Poderão ser variadas as razões para investir em si. Passando pela educação/formação, por viagens ou pela compra de eletrodomésticos e novos aparelhos tecnológicos, os projetos pessoais são um dos maiores motivadores no que toca à procura de crédito, que tem aumentado desde a pandemia

Criar o próprio negócio é outro dos motivos que leva os consumidores a assumirem um encargo relacionado com crédito. Afinal de contas, a grande maioria dos empreendedores não dispõe da liquidez inicial necessária para avançarem com uma ideia de negócio. Neste caso, um crédito poderá ser muito útil para os primeiros meses de vida do projeto.

Estou a Precisar De Um Crédito Rápido

Por vezes, há situações que não podem mesmo esperar. Neste caso, os bancos e as instituições financeiras que concedem crédito possuem soluções que lhe permitem pedir crédito na hora.

Anúncio

O crédito na hora deve ser bem ponderado, uma vez que, devido à urgência financeira, facilmente podemos acabar por contratar um empréstimo financeiramente pouco responsável. É importante, mesmo no pouco tempo que provavelmente tem para decidir, que explore soluções para perceber qual a mais adequada à sua situação financeira.

Uma das principais análises que deve fazer é ao montante de juros que vai pagar com a aquisição de uma solução deste género. Com este contexto inflacionista em que vivemos, o peso de uma taxa de juro superior à média do mercado vai ter ainda mais impacto no nosso orçamento.

Por outro lado, lembre-se que uma ida a uma sucursal ou a outra agência física faz com que perca mais tempo em deslocações e tenha menos perceção dos valores praticados pelo mercado, por isso poderá ser boa ideia manter-se nos meios digitais para pedir o seu empréstimo.

Não tenha problemas em explorar o mercado e a panóplia alargada de soluções existentes. É importante que a sua decisão seja consciente, informada e sustentada em dados corretos. Lembre-se que um crédito deve ser sempre um facilitador de estabilização das contas pessoais. Uma decisão errada quanto à escolha do crédito pode trazer encargos adicionais. Avalie, calcule impactos no orçamento e tome as decisões mais sensatas na hora de contrair um empréstimo pessoal.

Pode ler também...