quant
Fique ligado

Biz & Tech

Para lá da imaginação: a redefinição de fronteiras pela computação espacial

João Silva – Software Developer, Vértice Tech

Publicado

em

Publicidade

Imaginem um mundo onde a fronteira entre o real e o digital se torna ténue, onde podemos explorar universos distantes sem sair do conforto do nosso lar. Este mundo não é mero produto de ficção científica, é uma realidade tangível graças à Realidade Aumentada (RA) e à Realidade Virtual (RV). Estamos a testemunhar a transformação da realidade, estas novas tecnologias estão a abrir novos horizontes e a redefinir a nossa maneira de aprender, divertir e de explorar.

A Realidade Aumentada é como uma janela mágica: através dos nossos telemóveis ou tablets, ela adiciona camadas de informação digital ao mundo que nos rodeia. Imagine-se a passear por uma cidade histórica e, ao apontar o telemóvel para um edifício antigo, informações da história e arquitetura do mesmo aparecem no ecrã. É um mundo onde a aprendizagem se torna uma aventura, acessível na palma da nossa mão.

Imagine-se num filme ou numa série de ficção científica futurista, onde os estudantes não são meros espetadores nas aulas, mas conseguem controlar o que acontece à sua volta, cada um no seu espaço virtual, com oportunidade de explorar o sistema solar em 3D, movendo os planetas com um simples gesto, ou participando numa emocionante aula de anatomia humana, onde podem interagir com modelos que revelam cada camada do corpo humano. A surpreendente realidade é que essa visão já não é apenas ficção, mas algo completamente possível. A educação tornou-se um terreno incrivelmente fértil para a Realidade Aumentada (RA), onde a aprendizagem não tem fronteiras e o que antes era abstrato agora ganha vida e forma.

Por outro lado, a Realidade Virtual é a nossa porta de entrada para outros mundos. Colocando os óculos de RV, somos transportados para experiências imersivas. Podemos caminhar por florestas, explorar novas cidades, participar em desfiles de moda ou elaborar montras digitais para todo o mundo. 

A RA e a RV não são apenas sobre tecnologia; são sobre pessoas, sobre tornar a nossa experiência do mundo mais rica e envolvente e isso é crucial para que empresas consigam diferenciar-se num mercado cada vez mais concorrencial.

Claro, há desafios a enfrentar. A questão da acessibilidade é crucial: o acesso a este tipo de tecnologia deve ser democratizado independentemente do tamanho da empresa, existindo essencialmente necessidades de investimento que podem ser severas em certo caso. Ao mesmo tempo, apesar de tecnologicamente este ser uma lufada de inovação, é muito importante personalizar as experiências, tornando-as mais significativas e enriquecedoras para os destinatários.

À medida que entramos nas imensas possibilidades da Realidade Aumentada e Realidade Virtual, é essencial reconhecer o papel fundamental dos inovadores e facilitadores neste campo, e é precisamente aqui que o apoio externo na implementação destas medidas é fulcral. Para além do processo criativo, contar com profissionais das áreas de gestão de tecnologia é fulcral para a identificação de necessidades e formulação de objetivos, bem como no estabelecimento de metas de curto prazo ao longo de todo o projeto. Ao mesmo tempo, estes profissionais conhecem fontes de financiamento que podem apoiar os beneficiários a aliviar parte do investimento.

Na Vértice, possuímos todas as competências chave para o apoiar nesta jornada de digitalização 4.0. Conhecemos as tecnologias existentes para cada negócio, sabemos como as implementar e como apoiar o seu financiamento. Este compromisso abre caminhos, permitindo que empresas e indivíduos explorem novas dimensões de interação e experiência digital.

Estamos apenas no início desta jornada. A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual estão a redefinir os limites do possível, a abrir portas para um futuro onde o real e o virtual se entrelaçam de forma criativa. É uma viagem ao coração do que significa ser humano na era digital, explorando, aprendendo e crescendo de formas que nunca imaginámos possíveis. Vamos juntos?

Anúncio

Pode ler também...