quant
Fique ligado

Biz & Tech

Transformação Digital nas Empresas: adaptar-se à era digital para melhorar a eficiência e a competitividade.

Pedro Moreira

Publicado

em

Publicidade

Vivemos num momento em que a transformação digital deixou de ser uma previsão para se tornar uma realidade incontornável no panorama empresarial, quer a nível internacional quer nacional. Na região competitiva em que se inserem as cidades da Trofa, Santo Tirso e Famalicão, empresas de múltiplos sectores estão a despertar para esta nova era e a implementar estratégias que reinventam os seus processos e abrem caminho para um futuro inovador e digital.

Mas o que é que isto significa para as centenas de empresas da região?

O Vale do Ave é tradicionalmente conhecido pela sua forte indústria têxtil e de vestuário. Embora o têxtil continue a ser um setor dominante, o tecido industrial do Vale do Ave tem-se diversificado ao longo dos anos. Há um crescimento em setores como a metalúrgica, produção de máquinas, eletrónica e tecnologias de informação, o que reflete uma adaptação às novas necessidades do mercado e às tecnologias emergentes.

Há um esforço crescente para integrar as mais recentes tecnologias digitais, como os softwares de integração de dados do chão de fábrica, sistemas ERP (Planeamento de Recursos Empresariais), CRM (Gestão de Relações com o Cliente) e tecnologias de prototipagem 100% digitais, que é extremamente importante e reforça a eficiência e competitividade empresarial do Vale do Ave. 

A integração de dados do chão de fábrica e o desenvolvimento de ERP’s e CRM’s à medida permite uma melhor gestão e monitorização dos processos de produção. Isso leva a uma maior eficiência operacional, reduzindo desperdícios e melhorando a qualidade dos produtos.

Por outro lado, a nova onda da prototipagem 100% digital permite o desenvolvimento rápido de novos produtos, reduzindo o time to market e os tradicionais custos associados ao processo de design, produção de amostras e aprovação. Isso é particularmente importante para manter a competitividade em setores como o têxtil, onde a inovação e a rapidez na introdução de novos produtos no mercado são cruciais. 

As ferramentas 2D e 3D estão a ser rapidamente substituídas pela computação espacial nomeadamente pelos sistemas de realidade mista e aumentada. Que permitem a clientes e fornecedores, muitas vezes afastados geograficamente, encontrar soluções mais ágeis para os seus produtos.

A digitalização é mais uma alavanca para o crescimento sustentado. O investimento em sistemas de gestão integrados, automação, robótica avançada e soluções de Internet of Things (IoT) para aprimorar a eficiência e a produtividade abre novos caminhos e reduz o desperdício, produzindo benefícios tangíveis no processo produtivo e na redução de custos operacionais.

A capacidade de recolher e analisar dados em tempo real torna a tomada de decisões mais rápida e fundamentada, o que é crucial num mercado que valoriza a prontidão e precisão. A transformação digital também incentiva a inovação, permitindo que as empresas explorem novos modelos de negócio e respondam com flexibilidade às demandas de um mercado necessariamente global. Isso possibilita a democratização do acesso a tecnologias avançadas a nível global e coloca as empresas da região em linha com o que de melhor se faz na Europa e no Mundo.

A adoção destas tecnologias também apresenta desafios, especialmente para PMEs que podem ter limitações de recursos para grandes investimentos em tecnologia. A mudança para sistemas digitais exige uma adaptação tanto na infraestrutura como na cultura organizacional e na procura de recursos humanos qualificados. É uma mudança cultural que coloca inovação e agilidade no centro de todas as operações, mas cuja curva de aprendizagem desincentiva muitos dos potenciais interessados.

Os investimentos são altos e incertos, existem apoios no processo?
Compreendendo a importância de uma transição eficiente para o digital, há empresas que proporcionam um acompanhamento contínuo, nomeadamente na formação dos colaboradores e na adaptação das soluções tecnológicas à realidade de cada negócio. Assim, qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou sector, pode ter ao seu dispor parceiros que compreendem as suas necessidades únicas. Não só fornecendo as ferramentas tecnológicas necessárias, mas também oferecendo consultoria especializada, ajudando as empresas a remodelarem os seus processos empresariais. A digitalização é uma viagem estratégica que deve ser personalizada às necessidades de cada organização e devemos procurar desmistificar e descomplicar este processo. Adicionalmente, existem apoios financeiros no âmbito do Portugal 2030 e PRR que podem suportar partes, se não a totalidade, destes investimentos.

Se a sua empresa ainda não embarcou na transformação digital ou pretende acelerar este processo, a Vértice – Inovação e Digitalização está ao seu dispor para iniciar esta transição de forma transversal – tanto na vertente tecnológica como financeira. O momento é agora; o futuro é indubitavelmente digital.

Anúncio

Pode ler também...