quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Mais “um pedaço da história” de Famalicão espelhado no novo Boletim Cultural

Lançamento do novo Boletim Cultural acontece a 24 de fevereiro, pelas 18h00, no Arquivo Municipal.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Mais “um pedaço da história” de Famalicão espelhado no novo Boletim Cultural

“Um pedaço da história”. É esta a leitura do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, a propósito do novo volume do Boletim Cultural que vai ser lançado no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 18h00, no Arquivo Municipal Alberto Sampaio. A sessão conta com a presença do edil famalicense e dos investigadores que colaboraram neste volume n.º 2 da VI série do Boletim Cultural.

A publicação “representa um ato de justiça não só para com a nossa história e a nossa cultura, mas também para com as gerações futuras”, menciona Mário Passos no texto de abertura da nova publicação, remetendo para o seu caráter intemporal, destacando que alberga “um conjunto de trabalhos inéditos e com uma enorme qualidade científica”.

Já o Vereador da Cultura, Pedro Oliveira, reforça no editorial que a nova edição foi “concretizada graças ao generoso contributo de um significativo grupo de colaboradores e amigos que partilham os seus trabalhos, os seus estudos, as suas investigações e a paixão por Vila Nova de Famalicão”.

Ao longo deste novo Boletim Cultural é explorado o património edificado – como o Mosteiro de Oliveira Santa Maria e a Quinta da Igreja Velha, em Vermoim -, o património imaterial – como a tradição do Auto de São João de Vilarinho das Cambas – e a evolução da paisagem famalicense, bem como temáticas como o turismo, as migrações, entre outras.

A publicação reúne trabalhos de investigadores como Armando Coelho Ferreira da Silva, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenador científico do Gabinete de Arqueologia de Vila Nova de Famalicão, Norberto Cunha, professor catedrático aposentado da Universidade do Minho e coordenador científico do Museu Bernardino Machado, e António Carvalho, investigador e diretor do Museu Nacional de Arqueologia.

Além destes, também conta com contributos de vários investigadores famalicenses e de instituições conceituadas, como o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Recorde-se que o Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão é uma das mais antigas publicações do género do país, tendo a sua primeira edição surgido em 1980, a acompanhar o primeiro grupo de boletins culturais publicados por algumas autarquias portuguesas após as primeiras eleições autárquicas nacionais de 1976. Desde a sua criação até aos dias de hoje, o Boletim Cultural tem dado um contributo inestimável para a valorização e discussão cultural em Vila Nova de Famalicão.

Pode ler também...