quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

INOVAFIL eleva fiação têxtil para novo patamar com desenvolvimento e produção de fios inteligentes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

universo dos têxteis técnicos e funcionais está na ordem do dia, mas para haver malhas de valor acrescentado tem que haver fios funcionais de alto desempenho. É este pressuposto que está na base do projeto “NIDYARN – Núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho”, promovido pela Inovafil Fiação, S.A. em parceria com o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil – 2C2T – e a Plataforma Internacional Fibrenamics, ambos da Universidade do Minho.

Na ótica da Inovafil, a constituição deste núcleo significou o alicerçar das bases e a real implementação da cultura de inovação e desenvolvimento na sua estrutura. Os resultados não tardaram em aparecer e do trabalho desenvolvido resultaram as coleções apresentadas, em 2017, nas feiras ISPO (principal feira internacional dedicada à área do desporto e outdoor) e Techtextil (principal feira internacional de têxteis técnicos). A Inovafil foi a única fiação presente nos certames.

Entretanto, no final deste mês de janeiro, entre os dias 28 e 31, será apresentada a nova coleção na ISPO 2018 que engloba novos produtos com diferentes propriedades funcionais. Nomeadamente,  fios resultantes da mistura entre fibras eco-friendly combinadas com fibra à base de carbono, capaz de transformar a luz solar em energia térmica, aumentando, assim, a temperatura corporal; fios tendo por base fibra com libertação de vitamina E (Cell Solution SKIN CARE®), retardadores do envelhecimento da pele e com capacidade de aceleração do processo de cicatrização; fios termorreguladores (Cell Solution CLIMA®), com capacidade de regular a temperatura corporal, proporcionando excelente conforto a nível térmico; e  fios com capacidade de gestão de humidade resultantes de uma tecnologia patenteada: drirelease.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...