quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Galardões municipais entregues no Dia da Cidade

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A 9 de julho, o Município de Vila Nova de Famalicão comemora o 33.º aniversário de elevação a cidade. Pelas 17 horas deste dia, a Casa das Artes é palco da sessão solene comemorativa do aniversário, com a entrega dos galardões municipais a “35 personalidades e instituições famalicenses das mais diversas áreas, que contribuíram de forma relevante para a prossecução do bem comum e a valorização da identidade e do desenvolvimento do concelho”.

Agostinho Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal, e o empresário famalicense Carlos Vieira de Castro vão ser cidadãos honorários do Município de Vila Nova de Famalicão, a mais alta distinção de reconhecimento público municipal. “São dois exemplos de vida consensuais em Famalicão que queremos premiar pelo contributo que deram e que queremos que continuem a dar ao concelho de forma a dar visibilidade social a comportamentos que queremos ver estimulados e replicados o mais possível na sociedade famalicense”, refere o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
A medalha de Honra do Município vai ser, este ano, entregue a Manuel Campos, empresário proeminente do setor da construção civil e obras públicas que regista um longo percurso no associativismo empresarial e que assume, entre outros cargos, a presidência da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas – AICCOPN. Com o mesmo galardão será distinguido, a título póstumo, António Barros, fundador da AMOB, empresa que se tornou progressivamente líder mundial no fabrico de equipamentos para a indústria da metalomecânica.
Entre as categorias a distinguir com as medalhas de mérito municipal – Benemerência, Cultural, Económico, Autárquico, Desportivo –, destaque para o domínio cultural onde sobressai a presença de Irina Ramos, doutorada em Engenharia Química e Bioquímica pela Universidade norte-americana de Maryland, na qual desempenha responsabilidades docentes e que tem desenvolvido um papel relevante na promoção da investigação farmacêutica. No mérito económico, realce para a distinção que vai ser feita à Casa Pêga, restaurante de referência nacional da cozinha tradicional portuguesa que este ano está a comemorar 60 anos de existência, e para António Melo, sócio gerente da livraria Fontenova, que do alto dos seus 50 anos de vida permanece como um ponto de referência literária em Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...