Select Page

Famalicão vai ter centro de saúde com dentista

Famalicão vai ter centro de saúde com dentista

Um dos centros de saúde do concelho de Vila Nova de Famalicão vai “ganhar” um consultório dentário, em meados do próximo ano. CÁTIA VELOSO

A Câmara Municipal firmou, esta semana, um acordo com o Governo para aderir ao programa “Saúde Oral para Todos”, que vai permitir a disponibilização de consultas de medicina dentária através do Serviço Nacional de Saúde.

A autarquia assume todos os encargos financeiros com os equipamentos necessários para a criação do consultório, através de um investimento municipal que deverá rondar os 50 mil euros. Por sua vez, o Governo compromete-se a realizar as obras necessárias no espaço dedicado às consultas de medicina dentária, assim como assegurar os recursos humanos habilitados (médico dentista e auxiliar técnico), os consumíveis necessários e as adequadas condições de funcionamento do espaço.

“É uma excelente oportunidade para conseguirmos garantir a toda a população o acesso à prestação de cuidados de saúde essenciais e de proximidade”, afirma, a propósito, Paulo Cunha, edil famalicense, adiantando que o investimento do município surge no âmbito das “políticas de apoio social desenvolvidas pela Câmara Municipal, através de uma parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte, que irá contribuir para a promoção de uma política efetiva de combate às assimetrias territoriais e sociais”.

O autarca aproveitou a oportunidade para reafirmar a disponibilidade do município para continuar a cooperar com o Governo no que diz respeito aos cuidados de saúde, adiantando que “as autarquias desempenham, ao nível local, um papel preponderante, no âmbito do bem-estar das populações, constituindo-se como uma plataforma naturalmente capaz de congregar os vários domínios de atuação das políticas públicas”.
O protocolo será ratificado numa das próximas reuniões do executivo municipal.


Santo Tirso já tem consultório dentário a funcionar no SNS

Este programa já está em funcionamento no concelho de Santo Tirso, com consultas de saúde oral na unidade de saúde familiar Nova Saúde, em Vila Nova do Campo. Em abril, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, visitou o consultório em conjunto com o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.
As consultas de medicina dentária nesta unidade abrangem mais de 12 mil utentes do município, mas o objetivo da Câmara é este serviço possa chegar a mais pessoas, por isso, está a ser dado seguimento a um protocolo com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário para instalar serviços de saúde oral no Hospital de Santo Tirso. “Estamos trabalhar, para que seja uma realidade o mais rapidamente possível”, assegurou Joaquim Couto.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização