quant
Fique ligado

Notícias

Famalicão vai ter Centro de Formação, Investigação e Inovação

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pretende avançar para a instalação de um Centro de Formação, Investigação e Inovação que cruze no mesmo espaço ensino e formação profissional, incubação de empresas e empreendedorismo, investigação e inovação. Será uma estrutura que irá receber o Centro Tecnológico das Carnes e que será ocupada por entidades que demonstrem interesse e pretendam estabelecer parcerias que visem atrair investimento para o concelho, apoiar empresários e o empreendedorismo e desenvolver investigação e inovação nas áreas em que o município é forte, nomeadamente, o agroalimentar. “Pretende-se atrair centros de investigação, universidades e entidades formativas, gerando num único espaço sinergias de conhecimento e de inovação que beneficiem o concelho e elevem a qualidade do emprego e dos recursos humanos famalicenses”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

O complexo educativo da Escola Cooperativa de Ensino Didáxis de Vale de S. Cosme, tornado inoperacional depois da instituição ter avançado para a concentação da sua oferta educativa nas instalações em Riba de Ave, é o espaço escolhido pelo município para albergar esta nova plataforma de desenvolvimento educativo e económico de Famalicão.

“Atentas as pretensões do Município, e consultado o mercado, verificou-se que esse espaço, possui as características necessárias e adequadas para o desenvolvimento deste projeto, sendo reconhecido que estas instalações, pela localização, centralidade, acessibilidades, condições e capacidade infraestrutural, são a opção adequada, não só para a criação do Centro Tecnológico setorial para a Indústria das Carnes, mas também para a implementação de outras valências destinadas à educação, ensino e formação profissional e outras na área da inovação de novos produtos e novas tecnologias, incubação de empresas e empreendedorismo, bem como para a instalação de serviços municipais complementares destas atividades”, justifica a proposta para aquisição da antigo equipamento educativo que será sujeita a aprovação na próxima reunião de Câmara, na próxima quinta-feira, 6 de junho.

O equipamento em questão está localizado na União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela,  com uma área de 43,9 mil metros quadrados. A aquisição é proposta  pelo valor de 4,6 milhões de euros, na sequência de relatório de avaliação realizada por perito oficial da DGAJ – Direção Geral da Administração da Justiça (Distrito Judicial do Norte), de 27 de maio de 2019, ficando condicionada à autorização da Assembleia Municipal, obtenção de crédito bancário destinado ao pagamento do preço e à concessão de visto prévio do Tribunal de Contas.

Até à celebração do contrato promessa de compra e venda os responsáveis da Didáxis aceitaram ceder ao Município o uso e fruição de parte do espaço em questão em regime de comodato, pelo que o município vai poder avançar a muito curto prazo com o desenvolvimento do seu projeto.

A assinatura do contrato deverá ser realizada até 28 de fevereiro de 2020, caso não se concretize, fica desde já definido uma eventual celebração do contrato de arrendamento pelo periodo de cinco anos, mediante o pagamento da renda anual no montante de 180 mil euros, o qual será pago pelo Município em duodécimos de 15 mil euros.

“Estamos a aproveitar uma oportunidade única de um espaço que ficou livre e que serve na perfeição para os nossos projetos de desenvolvimento do concelho, nomeadamente ao nivel da formação, investigação e desenvolvimento. Vamos conseguir reunir num único local serviços, recursos e instituições que vão alavancar o futuro do concelho para novos patamares”, refere o Presidente da Câmara Muncipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...