quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão: Dia do Concelho marcado por inauguração da renovada Biblioteca Camilo Castelo Branco

Avatar

Publicado

em

AFS_CMVNF
Publicidade

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco vai ser devolvida aos famalicenses no próximo dia 28 de setembro, dia em que o município celebra 188 anos de municipalidade, na sequência da primeira reunião da Comissão Municipal que decorreu no dia 28 de setembro de 1835 sob a presidência de António Ribeiro de Queiroz Moreira, depois do restabelecimento da autonomia municipal de Vila Nova de Famalicão proclamada pela Rainha D. Maria II.

A inauguração da renovação, ampliação e modernização da Biblioteca Municipal será o momento alto da celebração do Dia do Concelho, em cerimónia agendada para as 17h30. Até lá, e a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de setembro, as instalações provisórias instaladas no Centro Pastoral e Paroquial de Famalicão, encerram ao público para transferência de equipamento para as novas instalações.

A nova Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco resulta de uma profunda intervenção executada pela empresa Costeira – Engenharia e Construção sob projeto do arquiteto João Marta, autor do desenho do edifício inaugurado em 1992. Com esta intervenção, a Biblioteca de Famalicão fica adaptada às exigências contemporâneas do estudo e da leitura a partir da valorização dos seus diferentes espaços, entre os quais se encontra a Biblioteca Eduardo Prado Coelho, o Fundo Local, e as diferentes salas de leitura e de audiovisuais.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Famalicão nasceu em 1913, instalando na altura na cave dos Paços do Concelho. Em 1987, entra para a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e um ano depois é lançada a primeira pedra para a construção do novo edifício, na presença de Mário Soares. Passados quatro anos, a 1 de junho de 1992, é inaugurado o edifício com 2400m2, situado em pleno espaço verde do centro da cidade, o Parque de Sinçães. A cerimónia associou-se às comemorações do aniversário da morte do seu patrono Camilo Castelo Branco e ao Dia Mundial da Criança.

Pode ler também...