quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão desafia jovens cineastas de todo o país

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Uma iniciativa que devia ser seguida por outras instituições e cidades do país”. É desta forma que o conceituado argumentista português Tiago Santos vê o primeiro Concurso e Mostra de Cinema Jovem de Famalicão, o “YMOTION”. O autor do argumento de “Call Girl” e também jurado do concurso promovido pela autarquia famalicense, marcou presença no lançamento da iniciativa que decorreu no passado sábado, 9 de maio, na Casa da Juventude de Famalicão.

Distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos, é o objetivo do “YMOTION”, que nesta sua primeira edição decorre sob o tema “Eu, Jovem – Desafios e oportunidades dos jovens na sociedade”.

O argumentista português realçou a importância deste tipo de desafios, considerando-os“uma oportunidade única para o aparecimento de novos profissionais na área da sétima arte e da televisão em Portugal”. “É preciso colocar os jovens a pensar, a inventar e a criar coisas novas”, acrescentou Tiago Santos.

As inscrições para o “YMOTION” podem ser efetuadas até ao dia 31 de agosto, emwww.ymotion.org, e a submissão dos vídeos até 30 de setembro. As curtas selecionadas irão depois integrar uma mostra cinematográfica, a realizar de 2 a 6 de novembro, na Casa da Juventude, sendo que para o dia 7 de novembro está reservado o anúncio dos vencedores.

Para além do concurso e mostra, o “YMOTION” contempla ainda uma vertente formativa, com a realização de vários workshops nas áreas da escrita, produção, realização e pós-produção cinematográfica, que decorrerão entre maio e junho na Casa da Juventude e em várias escolas do concelho.

O prémio para o 1.º, 2.º e 3.º classificados corresponde a um cheque no valor de 500, 250 e 125 euros, respetivamente. Há ainda um quarto prémio para a curta mais votada online, o prémio do público, no valor de 100 euros. Refira-se ainda que esta iniciativa conta com a colaboração dos cursos de audiovisual e multimédia da Didáxis de Riba de Ave, a OFICINA – Escola Profissional do INA, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, a Escola Secundária Padre Benjamin Salgado e a ALFACOOP – Externato Infante D. Henrique.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...