https://autosolucoes.pt/campanhas/

Famalicão anuncia restauro do painel de azulejos de João Charters de Almeida da Fundação Cupertino de Miranda

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Fundação Cupertino de Miranda vão restaurar o Painel de Azulejos da Fundação da autoria do artista João Charters de Almeida e Silva.

A torre da Fundação, com 34 metros de altura, é revestida exteriormente, em toda a sua extensão, por quatro painéis de azulejos superiores, mais seis ao nível do piso do rés-do chão. Trata-se de um edifício emblemático tanto pelo seu revestimento azulejar, da autoria de Charters de Almeida (n. 1935), como pela estrutura helicoidal interior da torre com 10 pisos.

Cada painel tem uma alegoria diferente, que representam o intuito do Fundador: À Educação e às Artes; Conjugação dos esforços; O Homem e o Universo; Protecção.

Refira-se que a Câmara Municipal de Famalicão está neste momento a desenvolver obras de reabilitação urbana, no centro da cidade, onde se situa precisamente a Fundação Cupertino Miranda. Trata-se de um dos maiores investimentos públicos de sempre na requalificação de um espaço público citadino famalicense, que irá tornar a cidade mais moderna, funcional e com uma nova oferta para os seus cidadãos e visitantes.

Leia também...