quant
Fique ligado

Desporto

Fabio Costa venceu segunda edição da Clássica Santo Thyrso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O ciclista trofense Fábio Costa, da ABTF Betão-Feirense, ganhou, na tarde deste sábado, a segunda edição da Clássica Santo Thyrso, uma corrida de 137,3 quilómetros que acabaria por decidir-se com um sprint de força, no empedrado a subir do centro de Santo Tirso. Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) foi segundo e conservou o primeiro lugar na geral da Taça de Portugal de Elite.

A corrida, disputada sob frio intenso e com vento forte, escapou à temida chuva forte. Foi um trio que animou a primeira parte da corrida, pedalando na dianteira, a partir do quilómetro 20, e chegando a dispor de uma vantagem de 2m20s

Eram Carlos Oyarzún (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Adam Kus (Lubelski Perla Polski) e Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) quem tentava remar contra a maré. Mas a Sabgal-Anicolor fez o pelotão aproximar-se decisivamente dos fugitivos, mantendo-os praticamente à vista. O fim de fuga aconteceu à entrada para as duas últimas voltas ao circuito tirsense, com pouco mais de 40 quilómetros para correr.

Foi um pelotão compacto que abordou os quilómetros finais, com a clássica a decidir-se entre os homens que conservaram mais força para os exigentes metros finais, em subida e com piso de empedrado.

Fábio Costa foi o mais forte, cortando a meta ligeiramente destacado, ao fim de 3h29m57s (média de 39,238 km/h). Francisco Campos chegou na posição imediata, a 2 segundos, a mesma diferença registada pelo terceiro classificado, César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua). 

O chileno Carlos Oyarzún ganhou a classificação da montanha, o polaco Adam Kus impôs-se nas metas volantes, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o melhor sub-23 e a Efapel Cycling ganhou por equipas.

O segundo lugar garantiu a Francisco Campos a manutenção do comando da Taça de Portugal de elite, com 140 pontos, mais cinco do que Fábio Costa e mais 35 do que Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO).

Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor) continua na frente da geral de sub-23, com 140 pontos. Seguem-se João Martins e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), ambos com 125. 

Depois da estreia em 2023, a Clássica de Santo Thyrso regressou para um percurso de 137,3 quilómetros, com partida na freguesia de São Martinho do Campo, às 13h00, e meta instalada junto ao edifício da Câmara Municipal.

A prova foi organizada pela Associação de Ciclismo do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso e com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, entre outras entidades.

Anúncio

A organização contou com a presença de todas as equipas profissionais portuguesas: ABTF Betão-Feirense; Atum General-Tavira-SC Farense; Kelly-Simoldes-UDO; Efapel Cycling; Sabgal-Anicolor; Credibom-LA Alumínios-Marcos Car; Aviludo-Louletano; Rádio Popular-Paredes-Boavista; Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

O pelotão contou também com a presença das equipas de formação: Óbidos Cycling Team; Fortunna-Maia; JVperfis Windmob; Santa Maria da Feira-Segmento de Época-Reol; Centro Ciclismo de Loulé; e da equipa trofense Team Porminho Sub-23.

Para além das 15 equipas nacionais, estarão presentes três equipas espanholas e uma proveniente da Polónia.

Na primeira edição da prova, em 2023, o vencedor foi o argentino Tomas Contte, da equipa Aviludo-Louletano-Loulé.

Pode ler também...