quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Corta-Mato Nacional reúne dois mil atletas em Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em 2016, Vila Nova de Famalicão vai continuar a ser palco de grandes eventos desportivos e o primeiro decorre já nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, com a realização do Corta-Mato Nacional, em pleno Parque da Devesa. A competição, que reunirá no concelho famalicense perto de mil e quinhentos alunos e professores de todo o país, é uma das mais emblemáticas e esperadas do calendário anual do programa do Desporto Escolar.

Organizada pela Direção-Geral da Educação com o apoio do município, paralelamente a esta prova realiza-se também o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário, para os quais estão também inscritos cerca de quinhentos atletas.

Na opinião do presidente da autarquia, Paulo Cunha, Vila Nova de Famalicão já deu provas da sua capacidade para organizar eventos desta dimensão. “As condições estão todas reunidas e estou certo de que o próximo fim-de-semana ficará na memória como um momento de grande festa para o atletismo nacional”, refere.

O local escolhido para a corrida, esse, não podia ser melhor. “A Devesa é o espaço ideal para a realização de uma competição deste género. É um dos maiores símbolos da qualidade de vida que hoje se vive no nosso concelho e a primeira escolha de muitos famalicenses para a prática desportiva”, acrescenta Paulo Cunha.

De resto, refira-se que no atual ano letivo estão representadas no Corta-Mato Nacional as vinte e quatro Coordenações Locais do Desporto Escolar (CLDE), das cinco Direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e da Região Autónoma dos Açores. A prova surge na sequência da realização de duas fases competitivas anteriores: a Fase Escola e a Fase CLDE, que envolveram aproximadamente 300 mil alunos em todo o país.

Quanto ao programa da competição, para o dia 26, sexta-feira, está marcada a chegada dos atletas, o reconhecimento do percurso e ainda a cerimónia de abertura oficial, pelas 21h30, no Pavilhão Municipal. A competição propriamente dita decorrerá ao longo de toda a manhã de sábado, 27 de fevereiro.

Refira-se ainda que da corrida do próximo fim-de-semana sairão os nomes que vão representar Portugal na 23.ª edição do ISF de Cross-Country 2016, que decorrerá na cidade de Budapeste, na Hungria, de 21 a 26 de abril, com equipas de escola de ambos os géneros, no escalão de Juvenis.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...