quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Carnaval de Famalicão aposta na sustentabilidade ambiental

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) querem diminuir, de forma substancial, o uso do plástico na Noite de Carnaval, um dos maiores eventos turísticos do concelho, que se celebra de 24 para 25 de fevereiro e que atrai muito milhares de foliões à cidade.

Assim, com o intuito de diminuir a pegada ecológica do evento foi implementada a utilização obrigatória de copos de plástico reutilizáveis no perímetro definido como área principal do Carnaval de Famalicão. Isto é, em todos estabelecimentos comerciais desta zona as bebidas serão obrigatoriamente servidas em copos reutilizáveis, sendo que o consumidor adquire o copo na primeira bebida, podendo utilizá-lo durante toda a noite. No perímetro definido como secundário, a adesão dos comerciantes ao copo reutilizável é facultativa.

Para além da utilização dos copos de plástico reutilizáveis em detrimento dos copos de plástico descartável, a autarquia em colaboração com a Resinorte irá colocar em vários locais da cidade seis estruturas que servirão de ecopontos para a reciclagem. As estruturas ficarão localizadas na Praça 9 de Abril, no topo sul da Praça D. Maria II, no parque 1.º de Maio, na rua Padre Benjamim Salgado (em frente às escolas), na Avenida de França (junto à rotunda D. Sancho I) e na rua D. Fernando II.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “com estas iniciativas, a autarquia está a apostar na sustentabilidade ambiental e na consciencialização da comunidade para a necessidade de redução do consumo de plástico. O uso de copos reutilizáveis promove a diminuição dos resíduos plásticos e favorece uma economia circular, com um ciclo de vida sustentável”.

Para o autarca “são pequenas ações que podem fazer a diferença e contribuir para que no final da festa tenhamos uma cidade mais limpa e mais consciente”.

Refira-se que dentro do principio da defesa e responsabilidade ambiental, os consumidores podem trazem copos reutilizáveis, não necessitando de os adquirir no evento. Assim como, as pessoas podem guardar o copo para reutilizá-lo em outros eventos.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...