quant
Fique ligado

lifestyle

Cantinho da Saúde: Controle a pressão arterial, viva mais tempo

O Dia Mundial da Hipertensão é comemorado, todos os anos, a 17 de maio desde 2005, com o objetivo de consciencializar a população sobre o perigo desta doença e de como a prevenir e controlar.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

O Dia Mundial da Hipertensão é comemorado, todos os anos, a 17 de maio desde 2005, com o objetivo de consciencializar a população sobre o perigo desta doença e de como a prevenir e controlar.
Normalmente, durante este dia, realizam-se rastreios gratuitos à pressão arterial em várias instituições de saúde e nas escolas alerta-se os mais novos para os riscos.
A tensão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes sanguíneas que, em demasia, se denomina por hipertensão, pois quanto maior a pressão, maior a dificuldade de o coração bombear sangue rico em oxigénio para todo o corpo.
Um teste rápido e indolor pode evitar o pior, por isso, esteja atento a sintomas, como dores de cabeça matinais, alterações da visão, zumbido nos ouvidos, fadiga, náuseas, dor no peito, ansiedade, tremores musculares, entre outros. Caso pressinta algo fora do comum, procure um médico.
Se esta não for tratada, o indivíduo pode sofrer danos nos rins, dores constantes no peito (anginas), AVC e graves sequelas no coração.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nível mundial, um em cada quatro homens e uma em cada cinco mulheres sofrem desta enfermidade, o que representa cerca de um bilião de pessoas. Já em Portugal, estima-se que mais de 40% da população seja hipertensa e que 32% do total dos óbitos se deva a este tipo de patologia.
Apesar desta doença cardiovascular estar associada a idades mais avançadas (mais de 60 anos), os jovens e as pessoas de meia-idade também podem desenvolver problemas do coração, principalmente, se estiverem associados à obesidade ou à diabetes tipo 2.
Para além disto, o mal não escolhe géneros, de maneira a que, embora tenha uma ocorrência mais elevada nos homens, as mulheres têm uma elevada mortalidade e piores diagnósticos, devido aos fatores que envolvem a menopausa.
No que toca ao tratamento, os médicos aconselham verificar regularmente as tensões, reduzir o consumo excessivo de sal, que é uma das principais causas da hipertensão, evitar gorduras, reduzir o consumo de álcool e de tabaco, levar uma vida mais tranquila, aumentar a atividade física e consumir frutas e legumes. Nem sempre é necessária a prescrição de fármacos e também é necessário ter em conta fatores que não podem ser modificados, como a história familiar.
A título de curiosidade, a receita de água com alho que viralizou nas redes sociais, não está cientificamente comprovada de que baixa a pressão arterial. Pode trazer benefícios a curto prazo devido às propriedades do vegetal, mas no que se refere ao assunto aqui abordado, tem efeitos insignificantes.

Sofia Dias/C.V.

Pode ler também...