quant
Fique ligado

lifestyle

Como adaptar a sua casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida?

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

O aumento da esperança média de vida é um dos fatores que tem contribuído para o aumento da procura de acessórios de casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida.

A verdade é que as nossas necessidades vão sendo alteradas com a passagem pelo nosso ciclo de vida, e à medida que envelhecemos mais são os requisitos para o nosso conforto.

A mobilidade reduzida, tanto a decorrente do envelhecimento como a condicionada por acidentes ou condições de saúde pode fazer com que até as tarefas mais rotineiras pareçam complicadas.

Facilitar o dia-a-dia e evitar acidentes depende muitas vezes da adaptação dos espaços às necessidades das pessoas. A casa de banho é um dos espaços onde a reforma deve ser efetuada.

Fique a saber como pode adaptar a sua casa de banho com artigos para pessoas com mobilidade reduzida.

Aumente o espaço disponível

Para que a pessoa com mobilidade reduzida se consiga movimentar livremente é importante aumentar o espaço disponível.

Deve tentar destralhar ao máximo e ter especial atenção aos tapetes e outros moveis que possam dificultar a movimentação. Este ponto não só é importante para evitar que a pessoa tropece, mas também para facilitar a circulação de uma cadeira de rodas caso seja necessário.

Uma área de duche com um espaço ligeiramente maior pode ser útil para o caso de ser necessário que o cuidador ajude na hora do banho.

Piso antiderrapante

A casa de banho é um local normalmente mais húmido. É por isso essencial ter em consideração o piso e tentar adaptá-lo para não haver risco de queda.

Ter um piso antiderrapante ajuda a evitar acidentes e torna o espaço mais seguro para a pessoa com mobilidade reduzida.

Anúncio

Tenha atenção à altura dos móveis e lavatório

O lavatório e os moveis devem ter a altura adequada. Se a pessoa usa cadeira de rodas talvez seja uma boa opção ter um lavatório mais baixo para facilitar a sua utilização.

Debaixo do lavatório não devem existir móveis e o espaço deve estar livre para a cadeira de rodas ou para o caso de a pessoa precisar de estar sentada para fazer a higiene da face ou das mãos.

Forneça acessórios de apoio e suporte

A casa de banho deve ter disponíveis alguns acessórios que ajudam a fornecer apoio à pessoa em caso de necessidade.

Aqui incluem-se as barras na zona da sanita e do banho. Seja cuidadoso na escolha destes acessórios porque é essencial que sejam resistentes e tenham capacidade de carga para ajudar a pessoa a sentar e levantar da sanita.

As barras e os suportes de duche colocados em locais estratégicos da casa de banho são muito úteis para ajudar a pessoa a manter-se minimamente segura.

A banheira não é aconselhada por não ser prática neste tipo de situações. Em casas de banho para pessoas com mobilidade reduzida recomendam-se as bases de duches em vez das banheiras.

Acrescente cadeira no duche

As barras, apesar de serem muito úteis, nem sempre fornecem o apoio necessário à pessoa com mobilidade reduzida.

Pode ser mais prático ter de acrescentar uma cadeira especifica ao duche. Estas cadeiras ou bancos ajudam a evitar a fadiga provocada por estar tanto tempo a pé durante o banho e facilitam a higiene das pessoas com mobilidade reduzida.

Trazem mais conforto à pessoa e são os melhores amigos dos cuidadores na hora do banho, uma vez que não precisam de fazer tanto esforço para manter a pessoa de pé enquanto dão banho.

Utilize apenas torneiras e outros acessórios fáceis de usar

O uso das torneiras e maçanetas deve ser o mais simples possível e exigir um esforço mínimo. As torneiras do tipo touchless são as ideiais, uma vez que reduzem bastante o nível de esforço necessário para ligar e desligar.

Anúncio

O mesmo raciocínio deve ser usado na escolha da maçaneta da porta e descarga do autoclismo. Para as pessoas com pouca mobilidade nas mãos estes detalhes devem ser tidos em conta.

Existem pequenas mudanças que podemos fazer na nossa casa para garantir o bem-estar das pessoas com mobilidade reduzida e permitir a estas pessoas manter algum nível de autonomia. Em divisões como a casa de banho todos os detalhes contam.

Foto Photo by Steshka Willems | Pexels

Pode ler também...