https://covid19.min-saude.pt/

https://muroplaco.pt/pt

CÂMARA DE SANTO TIRSO PROMOVE SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE VIDA ANIMAL

AÇÃO DIRIGIDA A PRESIDENTES DE JUNTA ENVOLVEU PRESENÇA DA DGAV, PSP E GNR

O papel dos diferentes agentes que atuam na área da proteção animal foi o foco da sessão de esclarecimento levada a cabo pela Câmara Municipal de Santo Tirso na última segunda-feira, dia 28 de setembro, dirigida a presidentes de junta de freguesia e que contou com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Polícia Municipal, PSP e GNR. 

Vacinação, identificação eletrónica, condições de segurança e dever de cuidado foram alguns dos temas abordados na sessão de esclarecimento, organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com vista à promoção da proteção animal no concelho, nomeadamente no que diz respeito aos animais de companhia.

“Consideramos importante realizar esta sessão, tendo em vista o esclarecimento sobre as competências de cada uma das entidades com responsabilidades no terreno na área da proteção animal, até para que seja possível dar resposta célere a situações que possam colocar em causa a segurança da vida animal”, defende o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

Na sessão dirigida a todos os presidentes de junta de freguesia e com a presença de representantes da DGAV, Polícia Municipal, PSP e GNR, Alberto Costa frisou a importância de “fornecer toda a informação necessária para que, no terreno, os presidentes de junta saibam como agir e para que possam sensibilizar, também, as populações”. “Não se trata apenas de combater o abandono e os maus tratos. É importante sensibilizar a população para as necessidades dos seus animais e para os deveres que têm enquanto cuidadores”, explica. A esterilização, a colocação de microchip e a garantia de cuidados de saúde são alguns exemplos.

A Câmara Municipal de Santo Tirso tem levado a cabo um conjunto de ações na área da proteção animal. Já no próximo domingo irá assinalar o Dia Mundial do Animal com uma campanha de adoção no Canil/Gatil Municipal. As visitas estão sujeitas a marcação prévia e os animais que forem adotados terão direito a identificação eletrónica, vacinação, esterilização, desparasitação e um saco de ração.

Leia também...