quant
Fique ligado

Santo Tirso

Associação de Municípios Corredor do Leça vê aprovada candidatura de 4M€ para despoluição do rio

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, composta por Matosinhos, Santo Tirso, Maia e Valongo, não tem um ano de existência, mas já viu uma candidatura a fundos comunitários aprovada.

A “grande operação de limpeza, beneficiação e recuperação” do rio e dos principais afluentes da nascente à foz, orçada em quatro milhões de euros, vai ser executada até final de 2023.

“Será uma oportunidade única para todos os proprietários que poderão usufruir de uma intervenção financiada a 100% para limpeza, replantação das margens e contenção de erosão com recurso a técnicas de engenharia natural”, fez saber, em comunicado, a Câmara Municipal de Matosinhos.

A candidatura, “elaborada após uma grande articulação e colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente”, será “coordenada pelos técnicos do Corredor do Rio Leça” e incluirá trabalhos de “inventariação, georreferenciação e investigação de todas as captações de água e tubos que podem libertar poluentes”.

O projeto prevê ainda uma monitorização da biodiversidade, com combate às plantas invasoras e recuperação ecológica de todo o rio, através da replantação da vegetação marginal, criação de zonas húmidas, charcos e viveiros de plantas aquáticas para apoiar o restauro do ecossistema, esclareceu.

Serão feitas reuniões públicas para apresentar o projeto às populações dos municípios envolvidos e será lançada uma página na internet.

“É uma oportunidade única para a reabilitação deste curso de água, constituindo um enorme benefício para o meio ambiente e para toda a população que usufrui deste percurso natural”, disse Luísa Salgueiro, autarca de Matosinhos e presidente da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça.

O Rio Leça nasce no concelho de Santo Tirso e no seu percurso até à foz, no Porto de Leixões, em Matosinhos, percorre cerca de 47 quilómetros, atravessando ainda os municípios da Maia e Valongo.

Foto: arquivo

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...