quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Associação das Lameiras inaugura salas multissensoriais

A coletividade famalicense inaugurou, a 15 de dezembro, duas salas multissensoriais destinadas a crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Está concretizado um “sonho antigo” da Associação de Moradores das Lameiras (AML). A coletividade famalicense inaugurou, a 15 de dezembro, duas salas multissensoriais destinadas a crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais.

Os equipamentos, instalados no Centro Social das Lameiras, visam criar um espaço terapêutico com vista a intervenção ao nível das experiências sensoriais – audição, visão e tato -, num ambiente preparado e adequado a cada pessoa visada e com o apoio de técnicos especializados.
O objetivo da AML é “chegar, não só aos seus utentes, como a utentes de outras instituições”.
As salas resultaram de um investimento de 120 mil euros da associação, que contou com um apoio da Câmara Municipal de 45 mil euros.

“Há poucos concelhos a conseguir dar este tipo de resposta e, em Famalicão, estamos a conseguir criar uma rede descentralizada de respostas sociais dirigidas a crianças, jovens e até seniores que apresentem necessidades especiais, em concertação com parceiros sociais do concelho”, sublinhou, durante a cerimónia inauguração, o edil famalicense, Mário Passos.

O autarca acrescentou que “à medida” que estas valências vão sendo disponibilizadas, “mais pessoas poderão ser sinalizadas e ajudadas, e, por conseguinte, melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar”.

Recorde-se que já existe em Vila Nova de Famalicão uma sala de integração multissensorial no Centro de Recursos Educativos, uma valência municipal instalada no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES), em Vale São Cosme, e na ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, em Joane.

Pode ler também...