quant
Fique ligado

Santo Tirso

Antigas instalações do Arco Têxtil, em Santo Tirso, dão lugar a um novo Retail Center desenvolvido pela Garcia Garcia

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em pleno centro de Santo Tirso, nas antigas instalações da Fábrica do Arco Têxtil, surge um novo Retail Center, desenvolvido pela Garcia Garcia. A construtora é a responsável pelo projeto de Design & Build, com intervenção ao nível da arquitetura, engenharia e execução da obra.

A requalificação das antigas instalações do Arco Têxtil, que já proporcionou novas áreas de comércio e de serviços à cidade, dá agora origem a um novo Retail Center, que irá contar com seis novas lojas, totalizando uma área de 6.600 m² e mais de 150lugares de estacionamento. O Retail irá contar com lojas da Sport Zone, Homa, Rádio Popular, Tienda Animal, Action e KiK, e tem abertura prevista para o final de abril.

O empreendimento carateriza-se por uma localização privilegiada no centro de Santo Tirso, nas proximidades do tribunal e da estação de camionagem e insere-se numa zona em forte desenvolvimento, com instalação de novos espaços de comércio e serviços. Na mesma área está também previsto um projeto habitacional para finais de 2024.

Ao nível da arquitetura, o projeto vai buscar inspiração às antigas fábricas, com linhas sóbrias onde se destaca o shed industrial, por forma a manter os traços originais e respeitando a estética histórica do local.

Implementado estrategicamente, o espaço foi desenvolvido para acomodar as necessidades das grandes marcas que se irão instalar no complexo, destacando-se o seu modernismo e elegância, com linhas intemporais que nos remetem para a arquitetura industrial que caraterizava outrora o espaço. No mesmo sentido, o Retail foi projetado para o bem-estar e conforto de quem o irá visitar, incluindo parque de estacionamento com capacidade para 150 viaturas.

Fundada em fevereiro de 1923, a Arco Têxtil foi uma das maiores e mais importantes indústrias têxteis do Vale do Ave. Exportava a esmagadora maioria da sua produção, tendo chegado a empregar 1.500 pessoas. O complexo industrial do Arco Têxtil, situado no coração da cidade de Santo Tirso, ocupava uma área superior a 10 hectares, com vários edifícios industriais, a grande maioria construídos pela Garcia Garcia nas últimas décadas do século XX.

A história da Arco Têxtil e da construtora nacional está intrinsecamente ligada. Em 2022, a Garcia Garcia instalou-se no renovado edifício de escritórios da antiga Fábrica do Arco Têxtil, construído há décadas pela própria Garcia Garcia, cujas origens remontam a Vila das Aves, Santo Tirso.

Pode ler também...