quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Alunos de Famalicão com transporte gratuito em todos os níveis de ensino

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As famílias famalicenses com jovens a frequentar o ensino secundário no concelho receberam hoje uma prenda de Natal que vai tornar mais leve os orçamentos com a educação. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar já a partir do dia 1 de janeiro com a oferta de passes escolares aos alunos do ensino secundário do concelho, concretizando a gratuitidade dos transportes para os alunos famalicenses do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. A novidade foi garantida com a aprovação da respetiva proposta na reunião do executivo municipal.

Com esta medida, o município vai beneficiar mais de mil alunos do ensino secundário, o que vai implicar um acréscimo do orçamento anual com transportes escolares na ordem dos 250 mil euros. Ao todo, a partir de janeiro cerca de 5.500 alunos dos vários graus de ensino do concelho têm passes oferecidos pela Câmara Municipal, num investimento total de 1,8 milhões de euros por ano.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a partir do início da execução do orçamento de 2019, no dia 1 de janeiro, cumpriremos esta proposta que inserimos no Plano de Atividades do próximo ano, e que consiste em suportar 100 por cento dos passes dos nossos jovens até à conclusão do ensino secundário”. Segundo o autarca“cumprimos desta forma o objetivo de alocar a verba que estava afeta aos manuais escolares para uma outra despesa relacionada com a educação”.

Refira-se que já no início do atual ano letivo, Paulo Cunha havia garantido que caso o governo decidisse avançar para o empréstimo dos manuais escolares a todos os alunos do secundário a autarquia comprometia-se “a aplicar esta verba na área da educação”.

“Nós nunca veríamos aqui uma forma de poupança orçamental, sempre teríamos o cuidado de redirecionar esses montantes que foram afetos aos manuais escolares a outro tipo de investimentos, sempre no dossier educação. É o que estamos a fazer com os passes escolares até ao secundário”, recordou hoje Paulo Cunha.

Recorde-se que ao longo de dezassete anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira Câmara do país a adotar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano letivo 2002/2003. Em 2017/2018, a autarquia cedeu os manuais aos alunos do 5.º e 6.º ano e chegou em 2018/2019 ao 3.º ciclo.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...