quant
Fique ligado

lifestyle

Vai Pedir um Crédito? Escolha um Intermediário de Crédito e Obtenha as Melhores Condições

Pedir um crédito de que tipo for pode ser uma experiência desafiante principalmente se não souber exatamente que passos tomar, que documentação necessita e quais as melhores opções.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

Pedir um crédito de que tipo for pode ser uma experiência desafiante principalmente se não souber exatamente que passos tomar, que documentação necessita e quais as melhores opções. Um Intermediário de Crédito é a resposta para evitar dores de cabeça.

Qual é o Papel de um Intermediário de Crédito?

Um IC ou Intermediário de Crédito é alguém que, tal como o nome indica, intermedeia relações entre o cliente e a entidade credora. A Intermediação de Crédito pode ser feita por uma empresa ou um indivíduo, no entanto, é sempre uma atividade realizada apenas por profissionais registados no Banco de Portugal.

O seu principal objectivo passa por procurar encontrar a melhor solução de crédito que sirva tanto ao cliente quanto à instituição bancária. Atualmente, existem cerca de 4 mil entidades em Portugal a trabalhar neste ramo de actividade.

O Intermediário de Crédito, é responsável por tratar de todo o processo de concessão do crédito – seja este do tipo habitação, consolidação ou ao consumo – sem, no entanto, ser quem concede o empréstimo no final do dia, pois apenas as entidades credoras e instituições bancárias com esta autorização o podem fazer.

Se Posso Fazer o Pedido de Crédito Diretamente, Porquê Recorrer a um IC?

Qualquer pessoa pode fazer um pedido de crédito junto da sua instituição bancária ou outra à sua escolha, no entanto, as chances deste ser aprovado são mais reduzidas pois existe mais margem para erro. Estes profissionais estão habilitados a trabalhar com pedidos muito distintos: desde créditos pessoais urgentes até créditos especializados para empreendedores, por exemplo.

Ao trabalhar com um IC, este irá poupar-lhe tempo e dores de cabeça com burocracia pois já conhece os processos e pormenores a considerar num pedido de crédito, ganhando tempo em negociações, mas estas não as únicas vantagens.

Qualificação do Cliente

Os Intermediários de Crédito estão preparados para qualificar cada cliente com base nas suas características sócio-demográficas de forma a conseguir encontrar o melhor match entre cliente e instituição bancária em termos de prazos de pagamento, taxas de juro contratualizadas, e outros fatores como obrigação de compra de serviços suplementares.

Anúncio

Aconselhamento Personalizado a Si

O seu caso e as suas condições financeiras são diferentes das do seu vizinho do lado, pelo que é importante que todo o aconselhamento e posterior acompanhamento sejam adaptados às suas necessidades.

Transparência na Proposta Apresentada

Os Intermediários de Crédito são obrigados por lei, desde 2018, a fornecer gratuitamente aos seus clientes, as FIN (Fichas de Informação Normalizada) do crédito e consequente informação pré-contratual, devendo prestar toda a assistência necessária na interpretação e compreensão desta documentação.

Assistência Permanente

Desde que procure a ajuda do IC até que obtenha o empréstimo na sua conta, poderá contar com assistência permanente do seu Intermediário de Crédito começando na fase de recolha de documentação e qualificação, passando pela fase de aprovação junto da entidade credora até à fase final da própria concessão do financiamento.

Obtenção de Melhores Condições

Os Intermediários de Crédito têm, por natureza, boas relações com as entidades bancárias pelo que lhes é mais fácil conseguir negociar as condições mais favoráveis a cada cliente. Se o fizer sozinho, não terá a mesma capacidade de influência apresentada por estes profissionais.

Serviço Gratuito

E no fundo de todas estas vantagens, apresentamos talvez a mais atrativa: este é um serviço gratuito. Apenas os IC não vinculados podem cobrar pelos seus serviços de intermediação.

Anúncio

Caso sejam Intermediários não vinculados, deverão indicar no contrato os valores afetos aos serviços a prestar, bem como possíveis outros encargos que serão imputados ao cliente.

Se, por outro lado, procurar ajuda junto de um IC vinculado, todos estes custos desaparecem e poderá usufruir de um serviço gratuito.

Tenha por isso atenção a que tipo de Intermediário de Crédito está a recorrer antes de avançar com todo o processo para que não tenha nenhuma surpresa desagradável no final da vossa parceria.

Pode ler também...