quant
Fique ligado

Santo Tirso

Trofa tem um dos maiores desfasamentos entre preços de procura e oferta de casa

A Trofa é um dos concelhos do distrito do Porto com o maior desfasamento entre preços de procura e oferta de casa.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em Portugal, comprar uma casa está 55% mais alto do que as pessoas pretendem pagar. Segundo o portal imobiliário Imovirtual, que fez uma comparação entre a procura e a oferta ao longo dos últimos três meses, comprar uma habitação a nível nacional custa, em média, 431.946 euros, sendo que as pessoas procuram por imóveis que não excedem os 278 mil euros.

No distrito do Porto, as casas custam 22% mais do que o que as pessoas estão disponíveis para pagar: 386.257 euros é o valor médio das casas, quando as pessoas procuram tendo em conta preços de cerca de 315 mil euros.

A Trofa é um dos concelhos com o maior desfasamento entre procura e oferta, com uma diferença de 21%: as pessoas pesquisam por casas que rondem os 244 mil euros, mas os preços praticados são, em média, de mais de 295 mil euros. Com maior discrepância, só Penafiel (40%), Felgueiras (32%) e Baião e Amarante (ambos com 31%).

Em sentido contrário, Santo Tirso (1%), Marco de Canaveses (6%), Póvoa de Varzim (11%), Vila do Conde (12%), e Paços de Ferreira (13%) são os concelhos em que valores entre a oferta e procura estão mais equilibrados. Comprar uma casa em Santo Tirso custa, em média, 275.758€ e os utilizadores procuraram por valores muito semelhantes: 271.900€.

Em oito concelhos, o valor de procura é superior ao de oferta, concretamente em Valongo (-23%), Porto (-20%), Gondomar, Maia (ambos com -18%), Matosinhos (-14%), Paredes (-9%), Vila Nova de Gaia (-3%) e Lousada (-1%).

Pode ler também...