quant
Fique ligado

Notícias

Termolan foi visitada pelo executivo municipal

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Roteiro Invest Santo Tirso levou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, à Termolan, esta terça-feira.
As visitas à indústria, comércio, restauração e unidades hoteleiras têm como objetivo fomentar as sinergias entre o Município e o tecido empresarial do concelho. Hermano Martins

“Iniciámos no anterior mandato uma dinâmica de aproximação às empresas, que nos permita conhecer os seus problemas e necessidades”, referiu Joaquim Couto, edil de Santo Tirso. “Estas sinergias são fundamentais para a dinâmica empresarial, para o crescimento das empresas e para a atração de investimento. Temos registado ótimos resultados e pretendemos manter e consolidar esta tendência”, acrescentou.

Sobre a Termolan, o autarca salientou tratar-se de “um exemplo de uma indústria duradoura que tem sabido adaptar-se e que tem o mérito de continuar a crescer ”. Com sede em Vila das Aves, a Termolan é especializada na fabricação de lã de rocha para isolamento térmico, acústico e de proteção ao fogo. No mercado há 43 anos, a empresa conta com cerca de 140 colaboradores. Em 2017, o volume de negócios superou os 22 milhões de euros, com uma grande percentagem alocada às exportações para os mercados espanhol, francês, holandês, brasileiro e africano. A empresa está a realizar um investimento de cerca de 900 mil euros na expansão das instalações, localizadas em Santo Tirso, com vista à duplicação da produção.

António Abreu explicou que a Termolan vai produzir mais 20 por cento de lã de rocha, e para isso vai fazer um investimento de ampliação e modernização das instalações de Argemil. Esta ampliação tem como objetivo de adequar ao mercado os seus produtos, nomeadamente no que diz respeito ao que se exporta para mercados como Espanha, França.
António Abreu adiantou que o mercado para a Termolan tem tido um crescimento sustentado no que diz respeito à exportação dos produtos para isolamento, e conta com 15 por cento das necessidades do mercado francês. “Neste momento o nosso volume de negócios é de 20 a 23 milhões de euros mas balançamo-nos para chegar aos 26 milhões de euros”.

Desde a criação do INVEST Santo Tirso, o Município tem vindo a desenvolver diversas iniciativas com vista ao impulsionamento da economia concelhia e promoção do tecido empresarial. A este título, foi criado, em outubro passado, o Conselho Empresarial Estratégico, órgão consultivo composto por empresários do município e entidades parceiras. As visitas às unidades industriais, ao comércio e espaços turísticos enquadram-se nesta estratégia de proximidade e cooperação com a iniciativa privada.

No âmbito do Roteiro INVEST Santo Tirso, o executivo municipal prevê visitar e reunir, nos primeiros seis meses do ano, com mais de meia centena de empresas.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...