quant
Fique ligado

Santo Tirso

SONS NO PATRIMÓNIO TRAZ SERGE FRITZ  À CAPELA DE N. SRA. DE VALINHAS

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O festival Sons no Património, que se realiza em diversos locais da Área Metropolitana do Porto, traz à Capela de Nossa Senhora de Valinhas a música de Serge Fritz, no dia 23 de setembro. Há ainda uma caminhada em torno do rio Leça.  A sexta edição do festival Sons no Património está de regresso e conta com vários concertos em 17 locais da Área Metropolitana do Porto. Santo Tirso recebe, dia 23 de setembro, o artista Serge Fritz com o seu álbum de estreia a solo, “Gandulo”.

Serge Fritz, alter ego de Sérgio Freitas, é um músico e pianista de Braga que atua frequentemente em colaborações com bandas como Sensible Soccers, Pz, Old Jerusalem, Mind da Gap ou We Trust.

Além de ser um dos cofundadores da editora Meifumado Fonogramas, Sérgio Freitas também faz parte do coletivo Zany Dislexic Band. Em 2022, o músico lançou-se a solo e cumpriu um sonho antigo, criando o álbum “Gandulo”, que reúne um compêndio de sons e caraterísticas que marcam o seu trabalho enquanto teclista.

O álbum, que conta com onze faixas, revisita subconscientemente alguns dos lugares do seu universo particular, numa tradução que pode originar ambientes cinemáticos, música improvisada com laivos de jazz e hip-hop, narrativas de pendor camerístico ou ingénuas melodias pop. O artista explora os limites das capacidades sonoras de sons e timbres, num diário de vadiagem pessoal que procura refletir a volatilidade dos tempos, dos modos e das modas.

Além do concerto, o festival traz uma caminhada entre o Carvalhal e a Capela de Valinhas como novidade. Com o rio Leça como ‘fio’ condutor, a caminhada pretende partir para a descoberta do património cultural, ambiental e paisagístico de Monte Córdova, contando com paragens comentadas na Azenha de Valinhas, Serra hidráulica e Quedas de Fervença.

O Sons no Património, que segue para a sexta edição, promove a música como forma de aproximação das pessoas aos lugares patrimoniais do território, numa iniciativa em rede da Área Metropolitana do Porto. A entrada é livre.

Pode ler também...