quant
Fique ligado

Santo Tirso

SANTO TIRSO VOLTA A RECEBER FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓRGÃO

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso vai receber, de 29 de setembro a 1 de outubro, a nona edição do FIO – Festival Internacional de Órgão, cujo programa inclui alguns dos mais consagrados organistas internacionais. Os concertos terão lugar no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto, na Igreja Velha de Sequeirô e no Convento de São José.

O primeiro concerto acontece sexta-feira, 29 de setembro, pelas 20h50, no Mosteiro de São Bento. Os repiques festivos, tocados manualmente a partir da torre sineira, vão assinalar, de forma simbólica, a abertura do FIO. Já o concerto, protagonizado pelos Ensemble Bonne Corde, surge no seguimento da gravação de “Antuérpia 1733 – Lamentações para a Semana Santa de Fiocco”.

No dia 30 de setembro, a Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto recebe Bach, Wesley e a evolução do órgão inglês com António Mota no comando do órgão. O repertório divide-se essencialmente em duas partes: a primeira com o foco a ser J. S. Bach e a segunda dedicada à música inglesa da transição do alto barroco para o período romântico.

Para fechar o festival em Santo Tirso, o dia 1 de outubro inicia com um concerto na Igreja Velha de Sequeirô, pelas 16h00. A atuação “La Flor en Paradis, Tasto Solo” apresenta uma variada seleção de motetes – resultado da adição de novas vozes a uma melodia gregoriana – compostos durante os anos 1250 -1300 e interpretados com a singular associação do canto e do organeto.

Pelas 21h00, há concerto no Convento de São José, onde será inaugurado o órgão Michel Merklin & Kuhn, restaurado pela empresa tirsense JMS Organaria. Chano Robles Mures vai apresentar duas peças recuperadas a partir de manuscritos de Luis Leandro Mariani. A obra “Musicos sevillanos en el siglo XX: impressionismo y andalucismo em el organo” é também resultado do trabalho de investigação que o organista está a realizar na Universidade de Sevilha.

O Festival Internacional de Órgão pretende unir os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, através de diversas iniciativas como recitais de órgão, exposições, concertos didáticos para crianças e ainda uma visita guiada à JMS Organaria.

Organizado pela Tagus Atlanticus – Associação Cultural e a JMS Organaria com o apoio dos municípios de Santo Tirso e Famalicão, o FIO prosseguirá depois em Vila Nova de Famalicão, entre 6 e 8 de outubro.

Pode ler também...