Santo Tirso
Santo Tirso ganha uma horta urbana com OPJ
Santo Tirso vai ter uma Horta Urbana, para uso particular e coletivo da população e das associações do Município. Este é o projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, hoje anunciado pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto: “Trata-se de uma proposta com impacto no espaço público, mas também com uma forte componente social que se adequa aos objetivos do atual executivo”. O projeto vai ser implementado durante o ano de 2015, nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, e significará um investimento da autarquia na ordem dos 92 mil euros.
O projeto contempla duas partes. Uma destinada às famílias, outra para instituições do concelho. No total, cerca de 3750 metros quadrados de terreno vão ficar à disposição da população de Santo Tirso, para cultivar e usufruir dos produtos dali resultantes, para consumo.
Um dos objetivos desta proposta, explicou Joaquim Couto, passa “por colocar toda a comunidade citadina de Santo Tirso em contacto com a agricultura urbana”. Além disso, “visa contribuir para a formação, educação e integração de grupos de exclusão social” e, por isso, “não há dúvidas de que este projeto vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente em Santo Tirso”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal.
A proposta apresentada por três jovens do concelho – Cristiana Gonçalves, Joana de Castro e Marta Ferreira –, será, agora, executada pela autarquia, no âmbito da dotação prevista para o Orçamento Participativo Jovem. Segundo Joaquim Couto, a Câmara irá disponibilizar um terreno localizado nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, para a concretização desta Horta Urbana, durante o ano de 2015. O investimento municipal rondará os 92 mil euros.
A Horta Urbana prevê a afetação de um terreno com 60 talhões, com dimensões de 30 metros quadrados. Segundo o que está previsto, os produtos cultivados serão apenas para consumo, não sendo possível a venda dos excedentes, caso estes existam. Contudo, no caso das hortas coletivas, pondera-se a existência de um espaço de venda para os excedentes de produção, com a salvaguarda de que o dinheiro que daí resultar reverterá para os custos de manutenção. Esta venda será controlada pela autarquia, de modo a garantir que apenas os excedentes serão comercializados e o valor aplicado em despesas de manutenção.
OPJ CONTINUA EM 2015
O anúncio do vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso foi o culminar de um processo que se iniciou em setembro de 2014. Para além de sessões de esclarecimento, a Câmara Municipal promoveu três assembleias participativas descentralizadas, das quais resultaram a participação de mais de 150 jovens e apresentação de 21 projetos.
Com um público-alvo entre os 12 e os 30 anos, a média de idades dos participantes situou-se nos 19 anos, tendo o jovem 13 e o mais velho 30. Deste processo, chegaram à final três projetos: a criação de uma horta urbana, a construção de um Indoor Radical Park e a promoção do Rio Fest 2015.
“Tivemos muito boas propostas e o facto de não terem sido vencedoras não implica que a Câmara não as possa englobar em projetos que vai desenvolver”, realçou o presidente da Câmara de Santo Tirso, dando como exemplo o Indoor Radical Park e o estudo preliminar que o Município está a desenvolver, para a construção de um skate park. O mesmo se passa com o Rio Fest: “Um dos objetivos da autarquia é promover diversas iniciativas, a nível cultural”.
Joaquim Couto reiterou, ainda, a certeza de que o Orçamento Participativo Jovem continua este ano. A dotação – 120 mil euros –, “irá manter-se”, continuando a ser “uma das maiores a nível nacional”. “Esperamos que depois deste arranque, a participação dos jovens seja cada vez maior e entusiástica”, referiu o autarca, dando conta que o Orçamento Participativo Jovem de 2015 já está no terreno, contemplando um maior período para entrega de propostas.
lifestyle
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)
Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.
O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.
Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.
Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page
Podcast Prazeres Interrompidos
“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.
Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.
“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.
Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.
Santo Tirso
Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa
Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.
A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.
Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.
-
Edição Papel2 dias atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso6 dias atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso1 semana atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Desporto2 semanas atrás
Acidente no rali em Fafe leva Armindo Araújo ao hospital
-
Notícias1 semana atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso2 dias atrás
Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso
-
lifestyle4 dias atrás
Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem
-
Santo Tirso1 dia atrás
PRR aprova 357 milhões de euros em projetos em Santo Tirso