quant
Fique ligado

Santo Tirso

SANTO TIRSO É O PRIMEIRO DA AMP A COMPARTICIPAR PASSE ANDANTE 3ª IDADE

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A partir do dia 1 de março a Câmara Municipal de Santo Tirso vai passar a comparticipar os passes andante para os maiores de 65 anos. Medida pretende contribuir para a melhoria da mobilidade da terceira idade.

“Com esta comparticipação nos passes queremos, não só contribuir para o envelhecimento ativo e potenciar a socialização, como facilitar o acesso a um conjunto importante de serviços, nomeadamente de saúde”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que esta é “uma medida que abrange 25 por cento da população”.

“Por exemplo, um munícipe que se desloque de autocarro da central de transporte de Santo Tirso a uma consulta no Porto, ao dia de hoje paga, em média, seis euros por uma viagem de ida e volta, com o novo desconto vai passar a pagar 15 euros por mês por um passe que não tem limite de utilização” explica o autarca.

Alberto Costa destaca que a comparticipação dos passes “que vai de 47 a 56 por cento do valor, é mais uma forma do Município promover uma mobilidade que é, não só mais económica, mas também mais eficiente e ambientalmente sustentável”.

Desde junho que todos os operadores de transporte rodoviário em serviço no concelho de Santo Tirso funcionam com o sistema intermodal andante.

Para além dos atuais 25 por cento em vigor, todos os passes andante passarão a ter um desconto maior para os munícipes de Santo Tirso com mais de 65 anos. O passe sénior Municipal – usado dentro do concelho- desce de 22,5 para 10 euros, o passe sénior Metropolitano – CP + metro + autocarro dentro da AMP- desce de 30 para 15 euros, e o passe Metropolitano Interregional – acresce as linhas UNIR fora da AMP- custará 20 euros em vez dos 37,50 atuais.

O passe andante comparticipado terá que ser requisitado no Espaço do Munícipe, na Praça 25 de Abril, mediante um comprovativo de morada fiscal, uma vez que o desconto só se aplica aos residentes no concelho de Santo Tirso.

Para queles que já são detentores de um passe andante, não há nenhum encargo acrescido. Para os que tirarem o passe pela primeira vez, acresce o valor do cartão.

Pode ler também...