Auto Soluções

SANTO TIRSO DISTINGUIDO NOS PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL

A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do INVEST Santo Tirso, voltou a ser premiada nos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação).

O projeto “Santo Tirso – Via Verde para o Investimento”, do INVEST Santo Tirso, conquistou o segundo prémio nacional nos prémios Europeus de Promoção Empresarial. O galardão, atribuído em Portugal pelo IAPMEI, é “mais uma evidência da dinâmica atribuída aos projetos empresariais”, diz Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal.

Para o autarca tirsense, “este prémio é o reconhecimento de todos aqueles que trabalham para a criação de um ecossistema empresarial favorável em Santo Tirso, que tem exemplos concretos a acontecer”, afirma, lembrando, entre outros, a recente inauguração de uma importante fábrica da Airbus na Zona Empresarial da Ermida, que considera “um investimento estratégico para o país e para o Município”.

Segundo a organização, os projetos distinguidos nesta categoria representam boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e servem de inspiração para os agentes da envolvente empresarial, quer a nível nacional, quer a nível europeu, por atuarem ativamente na criação de um ecossistema coletivo promotor do desenvolvimento empresarial.

“Mais do que os prémios, a captação de importantes investimentos empresariais para o nosso território mostra essa boa promoção do empreendedorismo em prática”, acrescenta ainda Alberto Costa.

Esta Via Verde para o Investimento foi criada para agilizar a análise processual e burocrática e o excesso de tempo gasto em cada um dos procedimentos. Trata-se da implementação de um circuito totalmente digital, em que o gestor do investimento acompanha diariamente o processo desde a intenção de investimento até ao momento em que o empresário dá por concluído o projeto de investimento, passando pelas fases de licenciamento de obra e de autorização de utilização por via digital, sendo possível receber alertas e notificações, mas também o acompanhamento o ponto de situação do processo pelo promotor à distância de um clique.

A criação da figura de Projeto de Interesse Municipal como principal acesso à Via Verde, a atribuição de um gestor do investimento, técnico especializado e responsável por toda a agilização do processo, por todos os contactos com as entidades e serviços intervenientes são outras das vantagens deste autêntico passaporte para o investimento em Santo Tirso.

O lançamento da plataforma gratuita de georreferenciação Santo Tirso Go.Business, que procura inventariar os espaços disponíveis para alojamento de novos negócios urbanos, industriais, agrícolas ou de equipamentos, é outro dos mecanismos pensados para os empreendedores, tendo como principais objetivos a criação e gestão de uma rede empresarial digital georreferenciada, o apoio a novos empreendedores e a investimentos existentes, a promoção económica e territorial do concelho de Santo Tirso, tudo com acesso em qualquer parte do mundo a qualquer hora do dia.

Distinguido na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital”, o Santo Tirso – Via Verde para o Investimento é promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com AICEP, E.P.E., ANI, RNI, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, ACIST, IEFP, I.P, Câmara do Comércio e Indústria Luso Francesa, Câmara Comércio Portugal Cuba, Câmara Comércio e Indústria Luso-Alemã e AEP.

Esta é a terceira vez que Santo Tirso se destaca nestes prémios: depois de o INVEST ter já conseguido um segundo lugar nacional em 2019, o projeto “Talento Empreendedor e Criativo Santo Tirso” conquistou, em 2021, o primeiro lugar na categoria “Promoção do Espírito de Empreendedorismo” dos EEPA.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Leia também...