quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso celebra Dia dos Monumentos e Sítios com oficinas, livro, caminhada e música

O Centro Interpretativo do Monte Padrão centraliza as atividades alusivas ao ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em Santo Tirso.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Centro Interpretativo do Monte Padrão centraliza as atividades alusivas ao ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em Santo Tirso. O programa visa envolver a comunidade num conjunto de experiências culturais e educacionais, como concertos musicais, workshops e caminhada.

A 18 de abril, das 10h00 às 17h00, há uma Oficina de Olaria conduzida pelo estúdio Escape, direcionada a escolas e grupos, enquanto, no dia seguinte, das 10h00 às 12h00, Fernando Pereira orienta uma Oficina de Tecelagem, também destinada a escolas e grupos. Às 15h30, vai ser apresentada a monografia “Monte Padrão. 30 anos de investimento”, publicação assinada por Álvaro de Brito Moreira, que contou com o apoio da Rede Portuguesa de Museus e da Direção-Geral do Património Cultural. Segue-se, às 16h00, uma conferência sobre “Territórios e Comunidades na Foz do Rio Douro entre a Proto-história e a Romanidade”, apresentada por António Silva e aberta ao público em geral.

Já a 20 de abril, às 09h30, terá lugar uma caminhada “Castro a Castro”, da Citânia de Sanfins até ao Castro do Monte Padrão, com um nível de dificuldade moderado e uma distância de dez quilómetros. O ponto de encontro será pelas 09h00, no Largo Abade Pedrosa e o transporte fica a cargo da Câmara Municipal. Na música, às 18h00, os Gaiteiros da Ponte Velha vão animar o ambiente, antecipando o espetáculo dos Retimbar, com entrada livre. O coletivo musical do Porto apresenta um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações.

Pode ler também...