quant
Fique ligado

Santo Tirso

SANTO TIRSO ASSINOU PACTO DE AMIZADE COM A CIDADE ITALIANA DE DICOMANO

CERIMÓNIA DE RECEÇÃO ÀS CIDADES GEMINADAS ASSINALOU, TAMBÉM, 35 ANOS DE GEMINAÇÃO COM GROSS-UMSTADT (ALEMANHA)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou este domingo um pacto de amizade com a cidade italiana de Dicomano, numa cerimónia em que foram também assinalados os 35 anos de geminação com Gross-Umstadt (Alemanha).

No âmbito da já tradicional receção oficial às delegações das cidades geminadas com Santo Tirso, por ocasião das Festas de São Bento, Alberto Costa e o presidente da Câmara de Dicomano, Stefano Passiatore, assinaram o pacto que oficializa e estreita as relações entre as comunidades das duas cidades.

Alberto Costa realçou “a importância que este pacto representa para as ambas, pois contribui para a aproximação dos nossos povos, o que tem um significado ainda mais especial quando o São Bento, que Santo Tirso está a celebrar, é o padroeiro desta nossa Europa, que deve ser sempre um continente de paz, cooperação e amizade”.

Também Stafeno Passiatore sublinhou que a assinatura deste pacto “representa a própria razão da União Europeia, ou seja, permitir intercâmbios entre os povos europeus para fortalecer o senso de pertencimento europeu comum”.

Situada na região italiana da Toscana, a cidade de Dicomano está a cerca de 25 quilómetros de Florença, contando com cerca de 5,1 mil habitantes.

Já sobre o 35º aniversário da geminação com Gross-Umstadt, Alberto Costa destacou o aprofundamento do “intercâmbio cultural, associativo e empresarial” entre Santo Tirso e esta cidade alemã, que conta com a presença de uma importante comunidade emigrante portuguesa, parte dela com raízes no concelho.

Numa alusão à guerra na Ucrânia, Alberto Costa afirmou que “hoje assistimos a algo que era impensável até há bem pouco tempo”, considerando que, “também por isso, a cooperação entre cidades irmãs ganha hoje acrescida importância”.

“Cabe-nos a nós trabalhar para uma Europa unida, mais igualitária, em que a partilha das boas práticas contribua para o desenvolvimento e o bem comum”, acrescentou.

Nesse sentido, o autarca manifestou o desejo de “promover e reforçar o desenvolvimento económico local, utilizando as geminações como instrumento privilegiado de diplomacia económica e captação de investimento estrangeiro”.

“Através das geminações, podemos criar canais sinérgicos e dar a conhecer Santo Tirso no plano internacional, destacando o nosso território nos roteiros turísticos e empresariais”, disse.

Anúncio

Na cerimónia de hoje, estiveram presentes delegações de Gross-Umstadt (Alemanha), Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), Macaê (Brasil), Dicomano e Asso (Itália), Clichy, Saint-Péray e Mâcon (França).

Pode ler também...