https://autosolucoes.pt/

Quer ter uma cozinha digna de chef? Estes são os equipamentos indispensáveis

Ter uma cozinha altamente profissional, que permita a um restaurante ou empresa de catering preparar verdadeiras delícias sem dificuldade, implica algum investimento em artigos indispensáveis.
Só assim será possível realizar todos os afazeres na maior das tranquilidades e, como tal, desenvolver refeições de comer e chorar por mais.
Mas quais são esses equipamentos? O que é que deve mesmo ter numa cozinha digna de estrelas Michelin?

Principais equipamentos que deve ter numa cozinha industrial

Espaço, bons materiais e os eletrodomésticos certos: são estes os ingredientes para uma receita de sucesso, isto é, para que nada falhe, mesmo nas horas de maior afluência de clientes. Tome nota.

Iluminação

Muita luz é essencial numa cozinha profissional. Idealmente natural, mas no caso de não ser possível, então, opte por lâmpadas de cores claras e frias, com boa intensidade e que cubram toda a área.

Batedeira

Que seria de uma cozinha profissional sem batedeiras de qualidade para fazer sobremesas bem docinhas?
Este equipamento é mais dos um dos essenciais numa cozinha profissional e que lhe vai facilitar a vida em muitas tarefas, além de lhe permitir poupar tempo e recursos.
A máquina certa permite preparar glacês, cremes, claras em castelo e massas doces e salgadas.

Liquidificador

O liquidificador permite fazer misturas de ingredientes – líquidos ou pastosos – de forma rápida e eficaz. Além disso, é muito fácil de trabalhar com este equipamento, que poderá ser útil em várias ocasiões.

Forno

Claro que o forno não poderia estar ausente desta lista.
Os modelos mais atuais são tão funcionais, como bonitos – o design é, aliás, uma característica que já pode começar a ser implementada numa cozinha profissional, ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás.

Fogão

Há quem diga que a comida de um fogão a gás é muito mais saborosa do que a comida feita num fogão elétrico. Na verdade, isto também depende do gosto e disponibilidade de cada pessoa.
O importante é que escolha um modelo de dimensões adequadas às suas necessidades e com o número de bicos adequados ao que irá precisar.

Lava-louças industrial

Este equipamento de cozinha nem sempre recebe a devida atenção, mas é bem mais importante do que possa inicialmente pensar.
Escolha um modelo onde caiba a loiça de grandes dimensões e feito a partir de um material altamente resistente ao uso constante que irá dar a esta parte da cozinha.

Refrigeração

Os equipamentos de refrigeração, que incluem frigorífico e congelador, são uma parte importante de qualquer cozinha profissional.
Permitem maiores armazenamentos do que os eletrodomésticos caseiros, bem como diferentes temperaturas de preservação.

Fritadeiras

Claro que não pode ser uma fritadeira comum, como as que temos em casa, mas sim uma de maiores dimensões, industrial, e que permite fritar alimentos em grandes quantidades de uma só vez.
De tal forma que estes dispositivos são frequentemente vendidos em unidades simples, duplas ou até mesmo triplas, permitindo fazer pratos de alta qualidade.

Processador de alimentos

Cortar, bater, ralar, desfiar… Tudo fica mais fácil com este eletrodoméstico – além de que lhe permite poupar tempo.

Balança

Dentro de uma cozinha profissional, a precisão é uma das palavras de ordem a reter. Nesse sentido, o uso de balanças é imprescindível.

Estes são alguns dos segredos para ter uma cozinha profissional devidamente equipada. Estão, assim, reunidas as condições para fazer verdadeiras delícias e alavancar o seu negócio.

Leia também...