quant
Fique ligado

Notícias

Câmara de Famalicão contrata enfermeiros para acelerar processo de vacinação no concelho

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão contratou 24 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no CIIES, em Vale S. Cosme, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 4000 horas em serviço de enfermagem até ao final de julho.

A decisão responde a um pedidosinalizado à autarquia por parte do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, antevendo que a necessidade de voltar a mobilizar equipas de enfermagem para a normal atividade das várias unidades de saúde pudesse “prejudicar o desempenho no centro de vacinação e também a morosidade do processo”.  Neste momentos estão a ser ministradas em S. Cosme uma media de 1500 vacinas por dia,

Os 26 enfermeiros – que se encontravam em situação de desemprego ou com disponibilidade fora do horário laboral – foram contratados em regime de prestação de serviços. Para este efeito a autarquia recorreu à bolsa de contratação da Ordem dos Enfermeiros, criada para maximizar os esforços para a aceleração e massificação progressiva da vacinação em Portugal.

O Centro de Vacinação Covid-19 de Famalicão, instalado em fevereiro no CIIES mediante uma parceria estabelecida entre o Município e o ACES de Vila Nova de Famalicão, já administrou perto de 73  mil vacinas.

A infraestrutura conta com o apoio de mais de duas dezenas de técnicos cedidos pela Câmara Municipal para acolhimento, encaminhamento e orientação dos utentes. A limpeza do espaço e a vigilância externa também estão entregues aos recursos humanos do município. Ao todo, são cerca de 60 recursos humanos que a autarquia afetou ao Centro de Vacinação.

Para além da cedência do espaço, a Câmara Municipal cedeu ainda diverso equipamento logístico como tendas, biombos, cadeiras, mesas, armários, instalação de rede elétrica e internet, para além de grades, cones e placas sinalizadoras e identificativas. Foi também cedido equipamento de apoio administrativo, como computadores, impressora, telemóvel, entre outros.

Recorde-se que a autarquia oferece ainda transporte gratuito de autocarro a partir das unidades de saúde locais conforme as marcações efetuadas.

Para além disso, o município disponibiliza ainda dois veículos que estão ao serviço do ACES para a deslocação dos profissionais de saúde para a vacinação ao domicílio de doentes dependentes.

O  Centro de Vacinação Covid-19 de Famalicão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, e aos fins-de-semana quando existe disponibilidade de vacinas.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...