Auto Soluções- Campanha verão 2022

Qual a iluminação certa para a sua cozinha?

Uma boa iluminação é importante em todas as divisões da casa, mas é especialmente importante na cozinha porque é onde cozinhamos, usamos utensílios como facas e, por vezes, onde convivemos e comemos.

Escolher a iluminação certa, no entanto, nem sempre é fácil. É preciso ter em consideração o tamanho da cozinha, os espaços onde será necessária mais luz, os gostos pessoais e muito mais.

Neste conteúdo vamos partilhar consigo algumas informações que talvez o ajudem a escolher a melhor iluminação para a sua cozinha.

Dicas para escolher a iluminação que melhor se adequa à cozinha

1. Antes de tudo, valorize a luz natural

Se a sua cozinha já está pronta, não há muito que possa fazer para melhorar a entrada de luz natural no espaço. No entanto, se estiver a pensar em remodelar a cozinha, tenha esta dica em consideração porque fará toda a diferença no futuro.

Quanto mais luz natural tiver na cozinha, menos luz artificial terá de usar. Isso significa que irá poupar nas lâmpadas e na conta da luz e que, à partida, a escolha das lâmpadas não terá uma importância tão grande.

O nosso conselho, caso esteja a pensar remodelar a sua cozinha, é comunicar com o profissional esta sua necessidade para que ele possa criar um projeto a pensar na entrada de luz natural.

A Leiken, por exemplo, tem em consideração as necessidades individuais dos seus clientes e, no seu portefólio, tem cozinhas modernas deslumbrantes e funcionais, onde cada pormenor é feito a pensar no cliente e tem um significado. Se não sabe como começar este seu novo projeto, a Leiken é a parceira ideal.

Mas se não tiver muita luz natural na sua cozinha, as três dicas que se seguem podem ajudar na decisão.

2. Tipos de iluminações que podem ser instaladas na cozinha

Para que a cozinha tenha uma boa luz, deve ter três pontos de iluminação: de ambiente, de tarefa e de realce. Estas três camadas de iluminação são o suficiente para conseguir ter equilíbrio e harmonia no espaço.

A iluminação de ambiente é aquela que ilumina toda a cozinha, normalmente a luz do teto, e a intensidade deve ser suficiente para se movimentar na divisão. Os candeeiros embutidos ou semi-embutidos e os frisos LED que são colocados no teto são excelentes opções para iluminação do ambiente.

A iluminação de tarefa é mais intensa porque é necessária para executar tarefas como cozinhar, lavar loiça, cortar alimentos, entre outros. Normalmente está em bancadas e ilhas de cozinha, mas pode ser usada em outros locais. Aqui inclui-se a iluminação LED colocada em bancadas, gavetas e outros locais estratégicos.

Por último, a iluminação de realce serve apenas para realçar a decoração. Inclui-se as fitas LED colocadas nos armários, candeeiros nas bancadas, entre outros.

3. Luzes quentes vs. luzes frias

A temperatura da luz é um conceito muito importante porque a temperatura escolhida pode influenciar tanto a cozinha como os moradores da casa. No caso da cozinha, tudo depende das condições da mesma e da frequência com que é usada.

Mas para que tenha uma ideia, as luzes frias devem ser escolhidas quando a cozinha é usada com frequência porque vão manter o equilíbrio do espaço. Essas luzes são as mais intensas, a luz branca.

Já quando se usa a cozinha com pouca frequência, apenas para comer, as luzes quentes são uma escolha mais acertada por proporcionarem um ambiente mais confortável e aconchegante. A luz quente é a luz amarela e costuma ser mais usada em quartos e salas.

Em caso de dúvida, o melhor será optar sempre pela luz branca ou luz fria porque, generalizando, é a mais aconselhada para esta divisão. Essa informação costuma estar nas embalagens das lâmpadas, mas caso não a encontre, procure lâmpadas que tenham mais de 5500K.

4. Sustentabilidade é importante

Com as duas dicas acima já deve ter uma ideia da lâmpada e tipo de iluminação que quer comprar, mas vamos dar-lhe apenas mais uma dica antes de terminarmos: pense no meio ambiente.

As lâmpadas LED são mais amigas do ambiente e também da sua carteira. Apesar de ser mais caro comprar uma lâmpada LED, a longo prazo irá poupar na fatura da luz como em lâmpadas.

Se quiser poupar na compra das lâmpadas LED, o melhor será esperar que algum supermercado ou estabelecimento tenha promoções em lâmpadas. Nessa altura, compre sempre uma ou duas lâmpadas extra para guardar para qualquer imprevisto.

Lembre-se que a iluminação é uma peça essencial na sua cozinha. Tire o tempo necessário para escolher a que melhor se adequa.

Leia também...