quant
Fique ligado

Santo Tirso

PRR aprova 357 milhões de euros em projetos em Santo Tirso

Empresa incubada na Fábrica de Santo Thyrso com 100% de aprovação no PRR

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Plano de Recuperação e Resiliência tem aprovados 357 milhões de euros para projetos situados no concelho de Santo Tirso.

De acordo com o portal da transparência, que detalha como estão distribuídos os fundos oriundos da “bazuca”, no concelho tirsense há 834 beneficiários e 941 projetos.
A Câmara Municipal de Santo Tirso tem seis projetos aprovados em sede de PRR, no valor total de 14,4 milhões de euros. O mais significativo, de 13,8 milhões de euros, é o Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, desenvolvido no âmbito da Área Metropolitana do Porto Interior Norte.

“Os projetos contemplados neste domínio têm como denominador comum a requalificação e a refuncionalização de espaços públicos/espaços envolventes a clusters habitacionais associados à localização e à fruição de populações vulneráveis bem como das infraestruturas sociais, enquanto processos privilegiados de vinculação e de pertença à comunidade”, pode ler-se na memória descritiva do projeto.
Na área da ação social, destaque para os seis projetos aprovados à ASAS, no valor total de 210 mil euros, enquanto a Misericórdia de Santo Tirso viu elegível um projeto, no valor de 50 mil euros.

Mas o universo de beneficiários do PRR no concelho é muito maior, sendo que a maioria vem da área empresarial, que tenta canalizar o máximo de fundos comunitários disponíveis, para conseguirem modernizar os modelos de negócio e responder à crise energética e à inflação.

Vértice com taxa de aprovação de 100% no PRR

Neste contexto, em Santo Tirso mora uma empresa especializada em incentivos financeiros, projetos de marketing e e-commerce, que obteve uma taxa de aprovação de 100% nas candidaturas ao PRR, em áreas como metalomecânica, têxtil, mobiliário e ramo alimentar.

A partir da Fábrica de Santo Thyrso, onde opera, a Vértice está ligada a projetos com um montante de financiamento total de quatro milhões de euros, que envolvem 300 trabalhadores. “Estes projetos visaram o apoio à descarbonização das unidades produtivas e aumento da competitividade das mesmas”, fez saber a empresa, em nota informativa.

“A Vértice é especializada em apoiar empresas a obter financiamento para os seus projetos, facilitando o acesso a programas de incentivos, como o PRR e o Portugal 2030 lançados pelo Governo Português. A taxa de aprovação de 100% reflete o elevado nível de especialização e dedicação da equipa em ajudar as empresas na conceptualização e preparação de projetos ambiciosos e viáveis”, acrescentou.

Pode ler também...