V.N. de Famalicão
“Presépio das Cinzas” homenageia vítimas dos incêndios
Os Escuteiros da paróquia de Santa Maria de Nine, do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, construíram um presépio original, que honra as vítimas dos incêndios do verão passado, e que pode ser visitado até ao próximo dia 7 de janeiro.
O “Presépio das Cinzas” foi construído com recurso a madeiras queimadas em Pedrogão Grande e pretende sensibilizar os visitantes para a tragédia que assolou o país. A capela de Santo António foi usada para recriar a tradicional cena da Natividade, estando cercada pelo negrume de madeiras queimadas.
O Arciprestado explicou que o visitante “tem à sua frente um breve percurso a fazer, ladeado por ramos secos e crispados, a par das cinzas espalhadas pelo chão, que evocam uma imagem de desolação e dor”.
Os escuteiros adiantaram que o “Presépio de Santo António apelava a uma missão de esperança tornada mais urgente pelas circunstâncias vividas este ano” e enfatizaram o desejo de que “o breve percurso realizado neste espaço acompanhe o lento, mas gradual, caminho que das cinzas nos conduz à esperança e à vida trazidas e renovadas por Jesus Cristo”.
Assim, parte das contribuições no âmbito das “Festas do Menino” vão reverter para o projeto “Criar Bosques” da Quercus, que se destina a recolher sementes de espécies autóctones.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Santo Tirso6 dias atrás
Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso
-
Notícias2 semanas atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso5 dias atrás
PRR aprova 357 milhões de euros em projetos em Santo Tirso
-
lifestyle1 semana atrás
Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem
-
Notícias2 dias atrás
44 produtos alimentares sem iva até final do ano. Saiba quais são.