quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Novo PDM de Famalicão vai para discussão pública

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai aprovar nesta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a abertura do período de discussão pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) que aponta a estratégia de desenvolvimento territorial para o concelho para os próximos 10 anos. A reunião inicia pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A proposta prevê que o período de discussão pública deve ser anunciado com a antecedência mínima de 5 dias e deve durar 30 dias úteis, a contar da data de publicação em Diário da República.

“Sustentabilidade, competitividade e atratividade” são de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, as palavras-chave deste plano que “define as opções de ocupação do solo, respeitando em primeiro lugar os recursos existentes e criando depois condições para o desenvolvimento sustentável e competitivo do concelho”.

Destaque, por isso, para o aumento significativo da área reservada aos espaços verdes que passará para 4385,90 ha e para a delimitação da zona urbana. “Queremos evitar a excessiva expansão da zona urbana, delimitando-a e protegendo as zonas rurais”, refere Paulo Cunha.

Numa outra perspetiva, o plano está orientado de uma forma positiva e numa visão de futuro para opções que permitam o desenvolvimento económico do concelho e a criação de emprego. Exemplo disso mesmo é o aumento de 1,9 por cento da área reservada para Espaço Industrial, que corresponde agora a 370, 70 ha, ou ainda o ordenamento e expansão dos espaços de atividades económicas.

É ainda visível uma preocupação com a inventariação do património classificado ou em vias de classificação.

A principal preocupação do PDM é, de acordo, com Paulo Cunha, “os famalicenses, o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Este plano é feito para eles”, acrescentou.“Reduzir assimetrias, olhar para o concelho como um todo”, são outros dos objetivos nos quais assenta o novo PDM.

Refira-se que a revisão do PDM agora finalizada representa o culminar de um longo processo de elaboração, participação e concertação iniciado em 2000.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...